Senadora crítica do Porto de Paranaguá é acusada de receber propina 18/07/2008 - 15:10

A Operação Satiagraha, da Polícia Federal, mostrou o suposto envolvimento da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) com o esquema criminoso do banqueiro Daniel Dantas

A Operação Satiagraha, da Polícia Federal, mostrou o suposto envolvimento da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) com o esquema criminoso do banqueiro Daniel Dantas. Segundo trechos de gravações telefônicas, a senadora teria recebido propina de R$ 2 milhões da construtora OAS para modificar uma Medida Provisória do setor portuário.

A senadora apresentou emenda para permitir que controladores de portos privados pudessem movimentar cargas de outras empresas, sem a necessidade de ter carga própria. A emenda seria para atender ao empresário Eike Batista, que está investindo na construção de portos no Brasil, mas contrariava Daniel Dantas, dono do terminal Santos Brasil, o maior terminal de contêineres da América do Sul.

Eleita em 2006 pelo Estado do Tocantins, Kátia Abreu tornou-se uma das principais críticas ao Porto de Paranaguá. Em entrevistas e discursos, ela chegou a classificar Paranaguá como “um dos portos mais incompetentes e ineficientes do mundo”. As críticas da senadora, que nunca esteve em Paranaguá, são sempre ligadas à exportação de grãos, setor que ela representa inclusive na Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), onde atua como vice-presidente da Secretaria.

Os pronunciamentos da senadora sempre tinham respaldo ou eram repetidos pelo consultor de Logística e Infra-Estrutura da CNA, Luiz Antônio Fayet. A entidade tem ainda como vice-presidente de Finanças, Ágide Meneguette, presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).

OAS - A OAS atua em grandes obras de logística, como terminais portuários. Um dos projetos recentes da empresa é o Terminal Portuário do Guarujá, que aguarda licenciamento ambiental. O projeto prevê a construção de um terminal de contêineres no Porto de Santos. A empreiteira também está realizando para a Codesp obras de melhoria do sistema viário da margem esquerda do Porto de Santos (Avenida Perimetral).