Secretário de representação do Paraná recupera R$ 8 milhões para Antonina 30/04/2009 - 14:50

A ação imediata do secretário de representação do Paraná em Brasília e ex-superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, garantiu ao município de Antonina a recuperação de R$ 8 milhões que eram dados como perdidos, depois de quase quatro anos à espera de um projeto para sua aplicação.

A verba destinada para Antonina foi uma solicitação feita por Eduardo Requião e prevista no processo de renovação do contrato de arrendamento da Petrobrás com a Administração Portuária. Desde que foi repassado, porém, o dinheiro nunca foi usado e com o prazo expirado deixaria de ser aplicado em benfeitorias na cidade.

Em visita ao superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, nesta quinta-feira (30), o prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado, comemorou a retomada dos recursos conseguida graças ao apoio de Eduardo Requião.

“Com o apoio do ex-superintendente dos Portos, Eduardo Requião pudemos reaver esses recursos que já eram considerados perdidos. Depois de uma reunião com o presidente da Petrobrás, no Rio de Janeiro, o Dr. Eduardo nos trouxe a boa notícia de que a verba seria mantida e poderia ser utilizada em prol da cidade. Para nós, foi de extrema importância essa ajuda porque sem ela não teríamos como resgatar esse montante que foi repassado a fundo perdido”, declarou o prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado.

Ele contou que ao assumir a Prefeitura no início deste ano foi surpreendido ao saber que a cidade perderia a verba. “Foi muito triste e frustrante saber que a Prefeitura praticamente havia perdido um valor expressivo como esse, principalmente num momento de crise como o que enfrentamos. Quem deixou que isso acontecesse merece um adjetivo impublicável”, considerou o prefeito.

O recurso agora já tem destino certo. “Como a verba foi conseguida pela Appa, ela será direcionada para a melhoria das vias de acesso ao Porto de Antonina, com a colocação de um asfalto mais duradouro, como foi feito nas vias de acesso ao Porto de Paranaguá. Acabaremos com o problema do tráfego de caminhões no centro da cidade em direção à avenida portuária, dando maior segurança para a população e agilidade ao trânsito”, declarou Machado.

O dinheiro que sobrar, segundo o prefeito, será direcionado à reforma do Centro de Eventos de Antonina. O local tem capacidade para 3 mil pessoas e conta com quadra poliesportiva, palco para apresentações e auditório. “Vamos redimensionar esse projeto que está fora da realidade econômica do nosso município e possui um orçamento muito alto. Dos R$ 6 milhões orçados, R$ 2 milhões já foram usados e não vamos comprometer as finanças da prefeitura com a finalização da obra. Vamos utilizar os recursos que restarem do repasse da Petrobrás”, afirmou.

Projetos
A solicitação dos recursos para Antonina junto à Petrobrás foi uma das iniciativas promovidas pelo ex-superintendente dos portos em benefício do município. A restauração do centenário Colégio Brasílio Machado, a instalação dos cursos técnicos voltados à área portuária, o oferecimento de vagas de estágio aos alunos de Antonina e a transformação do trapiche municipal em área para recepção de turistas foram algumas das medidas que Eduardo Requião realizou na época em que esteve à frente da Autarquia.