Secretário Eduardo Requião quer acelerar liberação de recursos para dragagem 31/08/2009 - 20:40

O secretário de representação do Paraná em Brasília, Eduardo Requião, reuniu-se nesta segunda-feira (31) com o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, para tratar das demandas da autarquia que estão em andamento junto ao governo federal. O principal assunto foi a liberação de R$ 54 milhões – recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - para a dragagem de aprofundamento dos canais de acesso aos portos paranaenses.

Eduardo Requião lembrou que esses recursos vinham sendo reivindicados, desde o ano passado, quando ele ainda era o superintendente da Appa. “A ministra Dilma Roussef (da Casa Civil) já assinou os R$ 54 milhões e o governador Roberto Requião está licitando a compra da draga. Se esse reforço (do governo federal) for liberado agora, vamos começar a aprofundar os canais antes da draga chegar”, afirmou o secretário ao antecipar que, nesta quinta-feira (3), ele e Daniel de Souza terão nova audiência, em Brasília, para negociar a liberação da verba federal.

Na visita ao Porto de Paranaguá, Eduardo Requião manifestou sua satisfação com o andamento de projetos, que começaram a ser propostos durante sua gestão frente aos portos do Paraná, como a compra da draga e as obras de remodelação do cais, de construção do Silo Público Graneleiro e do Terminal Público de Frigorificados. “São obras pensadas por nós no passado e que trarão muito orgulho aos paranaenses e, principalmente, para aqueles que operam no porto de Paranaguá. São obras de infraestrutura que vêm melhorar o movimento do porto, ampliar o número de empregos em Paranaguá e fazer com que essa cidade, que eu tanto gosto, continue crescendo como ela merece”, complementou.