Requião assina decretos de utilidade pública de 225 hectares do futuro Porto do Mercosul 31/05/2008 - 11:30

O governador Roberto Requião assinou nesta sexta-feira (30) decretos de utilidade pública de 225 hectares na costa do Pontal do Poço, em Pontal do Paraná. Ali será construído o Porto do Mercosul. Os decretos assinados por Requião determinam a desapropriação de sete áreas particulares para a construção da estrutura terrestre de um moderno porto destinado a concentrar cargas e linhas de navegação. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) irá financiar a obra, que tem um investimento previsto de R$ 400 milhões.

“Com esses decretos, preparamos a economia do Paraná para o futuro, para nossos filhos e netos. Será um novo porto público, para atender a todas as áreas da economia, e não um porto privado, na mão de transnacionais”. Explicou o governador. “O Porto do Mercosul vai complementar a estrutura de Paranaguá, e assim o Paraná passa a ter o maior e mais importante porto da América do Sul”, acrescentou.

“Em momentos como esse, percebemos como vale a pena ser governador e poder brigar pelos interesses da nossa gente, dos nossos filhos, dos nossos netos, da nossa economia e do nosso desenvolvimento”, disse Requião. Com a assinatura dos decretos, a Appa irá providenciar o licenciamento ambiental da obra. Enquanto isso, serão realizadas a avaliação das áreas que serão desapropriadas.

“Ao todo, são sete terrenos que pertencem a particulares, que somam 2,25 milhões de metros quadrados. A idéia é construir ali um porto especial para grandes navios com terminais de contêineres e de líquidos, principalmente etanol. Para isso, só precisávamos da parte em terra”, disse o procurador-geral do Estado, Carlos Frederico Marés.

“Com a desapropriação, vamos estabelecer os limites da área primária e dar início às obras de infra-estrutura do Porto do Mercosul. Temos recursos em caixa para isso e já vamos providenciar o licenciamento ambiental”, falou o superintendente da Appa, Eduardo Requião. “Temos apoio de proprietários de áreas próximas ao empreendimento público, que nos ofereceram seus terrenos que o porto fosse iniciado imediatamente. Mais do que nunca, é preciso que se quebrem as barreiras políticas e que a comunidade se mobilize”, argumentou.

A escolha de Pontal do Poço para a construção do Porto do Mercosul é estratégica. Ali, o oceano tem profundidade média de 21 metros. Além disso, é mais próximo do mar aberto — desde a entrada da barra, os navios levarão uma hora a menos para chegar ali em comparação a Paranaguá. “A concretização do projeto é fundamental para o desenvolvimento do Litoral do Paraná e a expansão dos portos públicos do Paraná. Teremos um terminal que pode ser chamado de ‘porto limpo’, que vai operar sobretudo com contêineres”, acrescentou Eduardo..

“Após a assinatura, o processo de desapropriação segue os trâmites normais. Esperamos fazer acordos com pelo menos alguns dos proprietários”, explicou Marés. O primeiro passo é a licitação de um projeto básico e do projeto executivo, que irá definir o número de berços de atracação do novo porto.