Representantes de portos públicos brasileiros realizam reunião em Paranaguá 07/04/2009 - 10:20

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realiza na sede da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, em Paranaguá, a Reunião de Monitoramento do Sistema Portuário. Representantes de portos públicos de todo o Brasil estão em Paranaguá nesta terça-feira para tratar de detalhes técnicos dos portos brasileiros e dar continuidade ao monitoramento do Sistema de Desempenho Portuário (SDP), para produção de indicadores operacionais e estatísticos.

De acordo com Hélio José da Silva, gerente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), 70% dos portos públicos brasileiros estão representados no encontro. “Realizar esta reunião em Paranaguá tem uma importância maior porque para muitos representantes conhecer o Porto de Paranaguá e conhecer seus projetos e soluções é bom para que eles se inspirem e tentem refletir em suas bases”, afirmou Silva.

Os representantes foram recepcionados pelo superintendente dos Portos do Paraná, Daniel Lúcio Oliveira de Souza. “Estamos honrados pela visita dos representantes portuários e da Antaq. Foi uma sugestão nossa realizar um rodízio das reuniões e ficamos felizes que a idéia tenha sido aceita. Espero que todos os integrantes do grupo saiam daqui vendo que o Porto de Paranaguá tem muito que mostrar para o Brasil”, afirmou o superintendente.

O diretor operacional da Companhia Docas de Santana, no Amapá, Clóvis de Sousa, participa da reunião. Ele conta que há quatro anos, quando a atual administração assumiu o porto, encontrou um terminal falido. “Conseguimos recuperar o porto e fico muito feliz de ver que aqui em Paranaguá eles também conseguiram quebrar um paradigma, de que só empresas privadas são eficientes. Hoje, lá no Amapá, somos a empresa pública mais eficiente do estado”, disse. “E quero registrar que é notória a autenticidade do governador Roberto Requião. Vemos nele uma consciência de pessoa extremamente responsável pela coisa pública, e o porto de Paranaguá reflete muito bem isso”, disse.

Números – A reunião realizada pela Antaq é semestral. De acordo com o gerente Hélio José da Silva, o trabalho de padrozinação de indicadores estatísticos vem surtindo efeito. Atualmente, 89% dos dados numéricos dos portos públicos brasileiros são enviados eletronicamente para a Antaq e em 30 dias a Agência os disponibiliza ao público. “Isso é inédito no mundo e queremos ampliar ainda mais”, disse.

Na reunião em Paranaguá, o grupo discute ainda o GISIS, um sistema integrado de informações de coleta de resíduos em navios. De acordo com Silva, a Organização marítima Internacional (IMO) exige que todos os portos informem como é realizada a coleta de resíduos nos navios e no Brasil é a Antaq a responsável pela coleta das informações. “Nesta reunião trataremos de como cumprir as normas e coleta dos dados”, explicou Silva.