Receita cambial dos Portos do Paraná cresce 15,35% no primeiro quadrimestre 04/06/2008 - 12:10

A receita cambial dos portos de Paranaguá e Antonina teve alta de 15,35% entre os meses de janeiro e abril deste ano, em comparação com o mesmo período de 2007. Nos primeiros quatro meses do ano, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) registrou uma receita de US$ 3,7 bilhões contra US$ 3,2 bilhões no primeiro quadrimestre de 2007.

No ranking dos produtos que têm maior representatividade na composição da receita, a carne congelada fica em primeiro lugar, com 19,22%. Em segundo está a exportação de soja, com 14,7% do total. Em terceiro, as exportação de farelo, com 10,89% da receita cambial. Os veículos aparecem em quarto lugar, com 8,74% de representatividade e, em quinto, estão madeira e manufaturados (7,96%).

Para o governador do Paraná, Roberto Requião, os bons resultados   atingidos pelo Porto de Paranaguá são reflexo do trabalho de   recuperação dos portos públicos. “O Porto de Paranaguá está   extraordinariamente recuperado. Bate todos os recordes. É um sucesso.  Motivou, inclusive, o Governo Federal a   suspender a privatização de  outros portos públicos no Brasil”, afirmou.

“O porto vem se transformando bastante. Logisticamente, ele vem oferecendo espaços mais qualificados, a infra-estrutura está muito melhor. O ritmo das nossas exportações nos permite dizer que devemos fechar este ano com uma receita superior a US$ 13 bilhões. Em 2007, nossa receita cambial foi de US$ 11,8 bilhões”, destacou o superintendente da Appa, Eduardo Requião.

Produtos - Considerando a receita das mercadorias exportadas pela Appa separadamente, os congelados lideram. Foram US$ 725,5 milhões de carne congelada exportada no primeiro quadrimestre, contra US$ 544,3 em 2007, registrando uma alta de 33,29%.

Outro destaque é o aumento na receita gerada pelas exportações de óleos vegetais. De janeiro a abril, foram US$ 410,1 milhões em exportações do produto, valor 110% maior da receita gerada no mesmo período de 2007 (US$ 195 milhões). A exportação de veículos gerou uma receita de US$ 329,9 milhões, somando 31.519 unidades.

Os produtos agroflorestais também tiveram alta. A exportação de papel, até abril, gerou uma receita de US$ 83,2 milhões – valor 70,92% maior se comparado com 2007. A madeira também apresentou alta na receita: US$ 300,5 milhões, valor 19,23% maior que no mesmo período do ano anterior.

Fotos: Rodrigo Leal/ Appa