Programa que facilita exportações tem apoio da Fecomércio 11/11/2009 - 11:10
A Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) é a mais nova parceira da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) no “Porto Fácil” - programa que beneficia pequenos e médios empreendedores, que buscam exportar seus produtos, mas que não possuem volume suficiente para completarem sozinhos um contêiner. O apoio da Fecomércio, que tem importante representação do setor, foi anunciado pelo presidente da entidade, Darci Piana, em recente visita ao Porto de Paranaguá.“Representamos mais de 2,8 mil empresas importadoras e sempre digo que quem importa é o comércio e quem exporta é a indústria. É fundamental que o comércio tenha condições de importar e exportar e essa facilidade que o Porto Fácil promove ao compartilhar espaços nos contêineres é fundamental”, declarou Piana.
Em reunião com o superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, e com o diretor de Desenvolvimento Empresarial, Luiz Alberto de Paula César, o presidente da Fecomércio elogiou a iniciativa da autarquia, que atenderá uma expressiva gama de paranaenses. A Fecomércio se dispôs a contribuir com o programa, oferecendo qualificação da mão-de-obra.
“As pequenas empresas, sem condições de completar um contêiner sozinha, têm essa possibilidade oferecida pelo Porto. É uma iniciativa que temos que ajudar e colocamos a federação à disposição para divulgação do projeto e para possíveis parcerias como a melhoria de mão de-obra e fortalecimento das relações comerciais”, disse Piana.Segundo o superintendente da Appa, além do incentivo dado aos empreendedores, cursos voltados à atividade portuária e que hoje são oferecidos pelo Senac, em Paranaguá, por exemplo, poderão ser ampliados para atender a um maior número de pessoas, com maior variedade de treinamentos.
“Contamos com a parceria da Fecomércio para estimular os pequenos e médios empreendedores para que utilizem essa nova ferramenta, que proporcionará a entrada de seus produtos no comércio exterior. Além disso, com uma mão-de-obra preparada teremos condições de qualificar todo o processo de exportação, com melhor atendimento às demandas dos usuários do Porto Fácil”, declarou Daniel Lúcio.
Porto Fácil
A proposta do Porto Fácil é integrar e dar apoio aos produtores e empresários interessados em exportar seus produtos pelo modal marítimo, por meio de um processo simplificado e de baixo custo.Ao utilizar os serviços do “Porto Fácil”, o exportador recebe a assessoria de analistas especializados em comércio exterior e acompanha online todo o processo do envio da carga até o porto de destino. O programa permite que os empresários exportem diferentes quantidades de mercadorias, já que o envio das cargas é feito de forma compartilhada, em contêineres.
Com a abertura para que pequenos e médios industriais passem a exportar seus produtos, a expectativa é que o programa Porto Fácil estimule o aumento da produtividade e promova a criação de novos empregos, impulsionando o crescimento econômico da região.
No site www.portofacil.pr.gov.br é possível conhecer com mais detalhes essa nova ferramenta.


