Prefeito de Rio Grande visita Porto de Paranaguá e defende gestão pública dos portos 08/12/2008 - 16:50

O prefeito de Rio Grande (RS), Janir Branco (PMDB) visitou nesta segunda-feira (8) a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), onde foi recebido pelo diretor de Desenvolvimento Empresarial, Luiz Alberto César. Pela primeira na cidade, o prefeito gaúcho conheceu as instalações portuárias e o cais público. “Nossa visita tem o objetivo de conhecer um pouco mais dos municípios portuários. Como vivemos num mundo globalizado e a economia depende dos negócios firmados em todo o mundo é importante que nós, administradores, também conheçamos toda a estrutura dos municípios portuários”, disse Branco.

Para ele, a integração entre os portos do Sul do país e o Porto de Santos forma uma cadeia fortalecida junto ao comércio exterior. Até dezembro deste ano o Porto de Rio Grande movimentou mais de 23,6 milhões de toneladas. Em 2007, o terminal encerrou o ano com uma movimentação de 26,8 milhões de toneladas. “Paranaguá nos traz maior experiência no que diz respeito aos granéis sólidos. O Paraná é um estado produtor e boa parte da produção nacional converge para Paranaguá, assim como a movimentação de veículos e de contêineres que é expressiva aqui”, comentou o prefeito.

Mesmo sem uma noção exata dos impactos que a crise econômica internacional teve sobre a movimentação de produtos no Porto de Rio Grande, Janir Branco contou que já houve reflexos e, por isso, terminais portuários estão se reestruturando para conter danos maiores. “Algumas empresas estão diminuindo sua estrutura de investimentos, mas ainda temos esperança de que o Brasil vai superar esse momento, em função de sua economia melhor preparada e mais solidificada no contexto internacional. Nossa expectativa é que os reflexos sejam os menores possíveis”, declarou.

Acompanhado do secretário geral de Governo, o portuário aposentado Edson Cunha, o prefeito peemedebista defendeu a manutenção da gestão pública portuária para atuar como fiscal e administradora do porto. “O Porto de Rio Grande é público e promoveu alguns editais de licitação de áreas para arrendamentos. Hoje temos muitos parceiros privados que imprimiram uma dinâmica diferente no porto, agregando novos negócios. Estamos nos solidificando como um pólo naval, com a Petrobrás investindo bilhões no sul do Brasil, especialmente no Porto de Rio Grande, com a construção de plataformas”, destacou.