Portuários de Paranaguá discutem segurança no trabalho 23/11/2009 - 17:20

Começou, nesta segunda-feira (23), a 9.ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (SIPATP) Integrada da Comunidade Portuária - o maior evento do gênero, em Paranaguá, que reúne colaboradores da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), além de 15 empresas ligadas ao setor portuário e trabalhadores sindicalizados, como estivadores e arrumadores.

Na abertura do evento, a diretora Administrativa e Financeira da Appa, Maria Angélica Lobo Leomil, destacou que a Sipatp é uma oportunidade para levantar importantes questões que fazem parte do dia a dia dos trabalhadores. “Acredito que este evento é direcionado, principalmente, para quem domina suas atividades profissionais e pensa que não precisa de reciclagem ou de novas informações, que auxiliem no desempenho de suas funções. Nesta semana, eles terão a oportunidade de receber essas informações de qualidade para poderem trabalhar com segurança”, disse ela.

Até a próxima sexta-feira (27), serão apresentadas palestras ligadas à segurança e saúde no trabalho, em uma programação que inclui sorteio de brindes e apresentação de peça teatral. “A SIPATP é um processo de conscientização muito importante porque reúne, em um único período, temas relevantes para os trabalhadores. Ao participar de cursos e treinamentos, os trabalhadores se capacitam, tecnicamente, para a atividade profissional e ao participar da SIPATP, essa qualidade técnica é aprimorada”, disse o gerente operacional do Órgão Gestor de Mão-de-Obra (Ogmo) do Paraná, Manoel Rubens de Magalhães Filho.

A SIPAT é obrigatória por lei. A Norma Regulamentadora (NR) 29 tem o objetivo de regular a proteção obrigatória contra acidentes e doenças profissionais, facilitar os primeiros socorros a acidentados e alcançar as melhores condições possíveis de segurança e saúde aos trabalhadores portuários. “Apesar de a SIPATP ser obrigatória, mais que cumprir a lei, nosso propósito é ter sempre em mente a necessidade de trabalhar a conscientização do trabalhador”, destacou Magalhães Filho.

Na manhã desta segunda-feira, a médica perita Tânia Fiedler, chefe substituta do serviço de saúde do trabalhador, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de Curitiba, foi a palestrante do evento. Em sua apresentação, Tânia abordou o tema “Acidente de Trajeto” e suas características técnicas, esclarecendo pontos ligados aos direitos e deveres dos empregados e empregadores e dos trabalhadores sindicalizados.

Nesta terça-feira (24), será apresentada uma peça teatral que abordará o tema “Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids”. No dia 25, está programada a palestra “Segurança na operação ferroviária”. Na quinta-feira (26), o presidente da Associação dos Amputados do Paraná, Paulo Sérgio do Nascimento, falará sobre “As consequências e a superação dos acidentes de trabalho”. O encerramento da 9.ª SIPATP acontecerá no dia 27 com a apresentação da palestra “Estresse e qualidade de vida”.

O evento é promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em parceria com as Cipas das empresas parcerias e do Órgão Gestor de Mão-de-Obra do Paraná (Ogmo/PR). A 9.ª SIPATP Integrada da Comunidade Portuária está sendo realizada no Armazém 5C, localizado na Avenida Portuária, ao lado do Sindicato dos Estivadores.

Neste ano, são parceiras do evento: Appa, Ogmo/PR, Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Pasa Operações Portuárias, Sadia, Associação dos Operadores do Corredor de Exportação (AOCEP), AGTL Armazéns Gerais, Centro Sul Serviços Marítimos, Andali Operações Industriais, Paranaguá Produtos Florestais (PFT), Serra do Mar Armazéns Gerais, Rocha Top, Companhia Brasileira de Logística (CBL), América Latina Logística (All), Harbor Operações Portuária e Unimed Saúde Ocupacional.