Portos do Paraná visita cooperativas e feira agropecuária no Interior do Estado 11/05/2023 - 17:45

Nesta semana a Portos do Paraná encerrou as ações de interiorização com o objetivo de melhorar o atendimento a alguns dos principais clientes e usuários do porto de Paranaguá. Representada pelos diretores de Desenvolvimento Empresarial e de Operações, a comitiva passou pela Agrária, em Guarapuava; Coamo, em Campo Mourão; e ainda visitou a Expoingá, tradicional evento agropecuário de Maringá.

Nas regiões centro-sul, centro-oeste e noroeste do Paraná se concentram importantes importadores e exportadores de granéis sólidos. O segmento representa mais de 60% de todas as movimentações portuárias do Estado.

Como explica o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, “ações como essas, no Interior, nos permitem alinhamento com os usuários. Tomarmos conhecimento da expectativa de movimentação de carga para o ano e conhecemos as ações que estão sendo implantadas nas cooperativas visando melhorar ainda o fluxo de cargas até o destino final”, diz.

Para Gabriel Vieira, diretor de Operações da Portos do Paraná, “essas reuniões são necessárias para que nossos clientes saibam que estamos constantemente revisando as questões operacionais, tanto de embarque, como de desembarque. Que nossa logística interna está planejada para gerar cada vez mais produtividade a eles”.

Em visita a Expoingá, a comitiva foi recebida pela diretora presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo e pelo vice-presidente, Carlos Henrique Pinto. Segundo a presidente, “a importante presença da Portos do Paraná no evento revela a relevância e respeito com que trata seus clientes, boa parte dele expositores no local”.

Nas ocasiões, foram abordados temas como integração entre modais, logística interna planejada, relação porto/cidade e mobilidade urbana, incremento na importação e exportações, arrendamentos, aumento da capacidade operacional do porto, questões ambientais, benefícios da mecanização, funcionamento do Corredor de Exportação, entre outros assuntos.

AMPLIAÇÃO COAMO – Em reunião na Coamo, o presidente executivo da cooperativa, Airton Galinari, anunciou à comitiva a ampliação da fábrica em Paranaguá. “Vamos construir um armazém novo para ampliar a movimentação de farelo e estamos ampliando a indústria. Objetivo é crescer de 2.000 para 2.500 toneladas/dias em uma primeira fase. Em seguida, com previsão de no máximo dois anos, vamos ampliar para 3.500 toneladas/dia de soja. Vai ser praticamente uma fábrica nova”, salienta Galinari.

 

GALERIA DE IMAGENS