Portos do Paraná promove ação junto aos caminhoneiros no Dia Mundial da Hipertensão 18/05/2023 - 15:52

Nesta quarta-feira (17), para lembrar do Dia Mundial da Hipertensão, a Portos do Paraná e a Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera promoveram uma ação gratuita de saúde no Pátio de Triagem de Paranaguá.  Os caminhoneiros puderam aferir a pressão arterial e o controle glicêmico, além de receber orientações sobre pressão arterial e diabetes.

“Assim como o Porto em Ação, essa é mais uma atividade no Pátio de Triagem que demonstra nosso respeito aos caminhoneiros, que movimentam nosso país. Atualmente, são diversas as ações executadas pela Portos do Paraná que visam fortalecer a relação do porto com a cidade, essa é mais uma delas”, explica o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli.

Segundo a professora de enfermagem Kassily Maiara Martins da Costa, o objetivo é que os caminhoneiros cuidem mais da saúde. “Mesmo em viagem, é possível que os profissionais se cuidem, se exercitem e durmam melhor. Essa é uma ação complementar com 20 estudantes do 10° período do curso de enfermagem que estão em fase final de formação, cumprindo estágios”, destaca a professora.

Durante a ação, cerca de 150 motoristas foram atendidos.

DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO - A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg. A doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles: fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física;

além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos, em diabéticos.

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:

  • manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
  • não abusar do sal,
  • praticar atividade física regular;
  • aproveitar momentos de lazer;
  • abandonar o fumo;
  • moderar o consumo de álcool;
  • evitar alimentos gordurosos;
  • controlar o diabetes.

GALERIA DE IMAGENS