Portos do Paraná lança projeto Porto Cidade de educação ambiental 25/02/2022 - 17:50

Nesta sexta-feira (25), a Portos do Paraná lançou o projeto Porto Cidade, que vai levar informações, serviços e educação ambiental para a comunidade. A empresa pública é parceira na E-Social, ação comandada pela Prefeitura, que acontece em diferentes bairros de Paranaguá.

“A intenção é aproximar a autoridade portuária da população. Realizamos um projeto semelhante no Pátio de Triagem de Caminhões e nas comunidades ilhadas, com resultados muito positivos”, explica André Pioli, diretor empresarial da Portos do Paraná.

A parceria com a prefeitura será mensal, durante a ação E-Social. “É um evento itinerante, que cada mês está em um bairro da cidade. “Quem participa pode fazer o realizar o Cadastro Único, corte de cabelo, receber assessoria jurídica, aferição de pressão, vacina de covid e gripe”, explica a secretária de Assistência Social de Paranaguá, Ana Paula Falanga.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – A Portos do Paraná realizou uma atividade lúdica, voltada para crianças, e também falou sobre tratamento do lixo orgânico. ““Apresentamos um jogo de educação ambiental e um minhocário, para ensinar o pessoal a trabalhar com resíduos, através da compostagem, conta Pedro Pisacco Cordeiro, coordenador de Sustentabilidade da empresa pública.

Para ele, “ações sociais como essa intensificam e beneficiam a relação porto cidade, que é um dos objetivos do licenciamento ambiental da Portos do Paraná, conduzido pelo Ibama, além de ir ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio”.

Outro serviço ofertado pela autoridade portuária foi a ouvidoria. ““Esse tipo de ação itinerante dá a oportunidade para a população se manifestar, de ter um contato maior com o porto, seja através de uma sugestão ou reclamação”, afirma a coordenadora de Ouvidoria da Portos do Paraná, Mirella Ferreira Costa.

PARTICIPAÇÃO – A E-Social é realizada pela Prefeitura de Paranaguá, com parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Unopar.

Além de cadastros e atendimentos de saúde, foi feito o credenciamento para castração de animais, atendimento veterinário, divulgação de vagas de emprego, orientações sobre cadastro de matrículas para educação infantil, informações turísticas e culturais, atendimento odontológico, apresentações poliesportivas, serviços de assistência social e ações de iniciação esportiva.

Uma turma de alunos do Sesc ofertou corte de cabelo e penteado. “Trouxemos a instrutora do curso de cabeleireiro e seus alunos, que já estão aptos a fazer os cortes. Dessa forma, vamos atendendo a população enquanto aguardam os atendimentos. Alguns vem exclusivamente pelo corte de cabelo”, conta o responsável pelas relações do mercado no Litoral, Jailson Ricardo Marques Gonsalves.