Portos do Paraná estão inseridos nas propostas do Crea-Pr para o desenvolvimento das cidades 30/09/2009 - 16:20

Paranaguá foi o 15.º município do Estado a receber as propostas da “Agenda Parlamentar”, iniciativa do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR), que tem o objetivo de incentivar debates públicos sobre temas relevantes para o desenvolvimento de 30 municípios paranaenses. A intenção é que as propostas sejam incluídas nos planos dos governos municipais para os próximos 12 anos.

Na manhã desta quarta-feira (30), o presidente do Conselho, engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Jr, acompanhado de profissinais da área de engenharia e arquitetura, entregou ao superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, um exemplar do estudo.

No documento, estão 20 propostas ligadas aos mais diversos setores, como turismo, saneamento, trânsito, industrialização e desenvolvimento urbano do Litoral. Na Agenda Parlamentar do Crea-PR, o Porto de Paranaguá está inserido como fator de influência direta no desenvolvimento econômico da cidade. O terminal portuário também está presente em um estudo exclusivo sobre logística desenvolvido pelo Conselho.

“São propostas que podem trazer melhorias diretas nas condições de vida da população. Esse diagnóstico, feito por profissionais locais, pode ser usado no planejamento estratégico da Appa. Não se trata de um documento final, mas é o início de um processo de discussão que envolve a comunidade e que busca um posicionamento da Appa nesse diálogo”, declarou Cabrini.

Para o superintendente da Appa, a aproximação desses profissionais com a realidade dos portos paranaenses pode ser produtiva para ambos os lados. “A vinda do Crea-PR é a oportunidade para que esses profissionais conheçam profundamente as questões portuárias e obtenham informações verdadeiras sobre o Porto de Paranaguá. Tenho certeza que muitos saem daqui hoje com uma visão diferenciada sobre o nosso terminal”, frisou Souza.

Alguns dos profissionais que acompanhavam o presidente do Crea-PR visitavam pela primeira vez as instalações portuárias. Foi o caso da engenheira civil Silvane Vaccari, que atua como chefe da Inspetoria do Crea-PR, no município de São José dos Pinhas, na Região Metropolitana de Curitiba. “Pudemos ter uma visão ampla, diferenciada e positiva do porto. Esta foi uma oportunidade para termos mais informações sobre o terminal, como as relacionadas a investimentos, otimização de recursos e qualidade administrativa. Deu vontade de voltar e conhecer ainda mais”, destacou a engenheira.

AGENDA - Além de Paranaguá, vereadores e prefeitos das cidades de Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Antonina e Morretes receberão a Agenda Parlamentar do Crea-PR com propostas distintas e que buscam atender às demandas de cada região. As 20 propostas que compõe a Agenda Parlamentar foram definidas pelos profissionais ligados à Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Litoral do Paraná e pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guaratuba.