Portos do Paraná é destaque em Seminário Nacional e Internacional sobre Portos Brasileiros 28/08/2025 - 22:06

Logística, economia e legislação portuária foram os pontos centrais debatidos no primeiro dia do evento
Profissionais do setor portuário, figuras públicas, associações internacionais e acadêmicos participaram da abertura do IV Seminário Nacional e o II Internacional dos Portos Brasileiros nesta quinta-feira (28), no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. O evento é realizado pela Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) e conta com o apoio institucional da Portos do Paraná.
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, comentou sobre a liderança do Estado no crescimento da atividade econômica do Brasil, de acordo com o Banco Central, e parabenizou o trabalho realizado pela Portos do Paraná. “A logística é um ponto decisivo para uma empresa que se instala em um país e estimula este crescimento. O porto faz parte desta logística e, quando decidimos fazer da autoridade portuária uma equipe extremamente técnica, foi para modernizar o porto, o que a tornou seis vezes a melhor gestão portuária do Brasil”, pontuou.
“Buscamos neste evento discutir com os palestrantes nacionais e internacionais como podemos contribuir, cada vez mais, para uma logística integrada, conectada e que não traga custos a mais aos nossos produtores”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
O relator da comissão do PL 733/2025, deputado federal Arthur Maia, comentou sobre a tramitação da proposta, que se apresenta como um novo marco para os portos brasileiros e que deverá transformar as questões trabalhistas, a burocracia e os contratos. “Trata-se de um debate extremamente técnico, mas estamos realizando as audiências públicas e, ao final deste trabalho, teremos condições de entregar para o Brasil uma lei mais moderna”, afirmou Maia.
O deputado também apontou a importância de as discussões estarem sendo desenvolvidas em Curitiba: “É muito oportuno que esse seminário aconteça hoje aqui no Paraná, onde nós temos o porto mais bem-sucedido, mais moderno e com melhor operação do país”, concluiu Maia.
O ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Carvalho de Azevêdo, realizou a conferência de abertura com o tema “Os novos horizontes do comércio internacional e as políticas tarifárias de proteção às economias nacionais”.
“Nós podemos dizer que houve um enfraquecimento das instituições multilaterais e a alavancagem negociadora mudou muito. Por isso, os operadores devem estar preparados para mudanças muito rápidas nas regras do jogo de mercado e a rede de logística precisa ser diversificada”, declarou.
Programação
No segundo dia de seminário, serão realizados cinco painéis com temas diversos. Garcia presidirá a mesa do Painel 2, que aborda os desafios do setor portuário mundial. O diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana, participará do Painel 3, com o tema “Sustentabilidade ambiental, segurança jurídica e estabilidade regulatória no setor portuário brasileiro”.
O diretor Jurídico da Portos do Paraná, Marcus Freitas, presidirá a mesa do Painel 5, focado na “Descentralização e eficiência administrativa na gestão portuária”. Outros painéis discutirão questões como o financiamento da infraestrutura no Brasil, o modelo regulatório portuário e os diversos desafios do setor.