Portos do Paraná assume compromisso público contra exploração sexual infantil 16/05/2025 - 09:29

A Autoridade Portuária aderiu ao Pacto Empresarial e ao grupo Coalizão Paranaguá; ações integram o Programa “Na Mão Certa”, da Childhood Brasil

A Portos do Paraná aderiu ao Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em alusão ao Maio Laranja. A cerimônia foi realizada no auditório do Palácio Taguaré, em Paranaguá, nesta quinta-feira (15).

“É fundamental darmos nossa contribuição ao projeto, trazendo a Portos do Paraná para o front do combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil”, destacou o secretário-geral da Portos do Paraná, Felipe Gama.

O Pacto é a primeira ação do Programa “Na Mão Certa”, da Childhood Brasil, associação privada sem fins lucrativos que atua há 25 anos no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

“O principal objetivo levar informação e conhecimento por meio das empresas participantes do Programa aos profissionais do transporte como caminhoneiros e tripulações de navios, e conversar com essas pessoas sobre a gravidade do problema, para que possam atuar como agentes de proteção de crianças e adolescentes”, explicou Eva Cristina Dengler, superintendente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil.

A região portuária paranaense foi escolhida para o projeto devido à vulnerabilidade dos ambientes portuários à exploração sexual. “A violência acontece quando há uma grande circulação de pessoas em um mesmo local o tempo todo”, afirmou Eva.

Coalizão Paranaguá

A Autoridade Portuária também assinou o documento de adesão ao grupo Coalizão Paranaguá, iniciativa realizada em parceria com o município e que reúne mais 15 empresas engajadas no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

“É muito importante a participação da Portos do Paraná e das empresas portuárias na Coalizão. É por meio das leis de renúncia fiscal e do Fundo Municipal da Infância que conseguimos os financiamentos para esses projetos”, pontuou a secretária da Família, Cidadania e Desenvolvimento Social, Carolina de Miranda.

“Estou muito feliz que conseguimos trazer a Portos do Paraná para este projeto, no qual estamos promovendo reuniões com outras empresas para o fortalecimento da campanha. O assunto é muito relevante para nós”, enfatizou o superintendente Financeiro da empresa Cattalini, Fábio Martins Jorge.

Além da Portos do Paraná, participam da Coalizão as seguintes empresas e entidades:

Budel Transportes LTDA

Cargill Agrícola S.A

Cattalini Terminais Marítimos S/A

Coopercarga S.A

EPR Litoral Pioneiro S/A

Klabin S.A

Liquiexpress Transportes Rodoviários LTDA

Louis Dreyfus Company Brasil S.A

Maersk Logistics e Services Brasil LTDA

Multilog S.A

Rocha Terminais Portuários e Logística S.A

Rumo

Sest Senat – Unidade Paranaguá

Tegma Gestão Logística S/A

Yara Brasil Fertilizantes S/A

Violência no Brasil

A cada hora, 13 crianças e adolescentes de até 19 anos sofreram algum tipo de violência em 2023, entre física, psicológica, sexual e negligência. Ao todo, foram 115.384 vítimas registradas no país, representando um aumento de 36,2% em comparação ao ano anterior. Os dados do Atlas da Violência 2025 foram divulgados este mês pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

GALERIA DE IMAGENS