Portos do Paraná adere à campanha estadual contra a dengue 23/11/2023 - 14:42

Empresa pública alerta para conscientização de boas práticas e mudanças de hábitos para o combate ao mosquito causador da doença

O verão está chegando, as temperaturas já estão bastante altas e todos sabem que isso significa mais incidência da dengue não só nas cidades do Litoral como em várias regiões do Estado. Por isso, a campanha Paraná contra a Dengue foi lançada esta semana e a Portos do Paraná reforça o alerta para a prevenção ao mosquito causador dessa doença tão séria e que pode levar até a morte.

Com ações simples, mudanças de hábitos e sem nenhum gasto é possível inibir o criadouro do Aedes aegypti e bloquear a transmissão da moléstia.

“A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos, principalmente pelo Aedes aegypti. Ela pode causar sintomas graves, como febre alta, dores musculares, dores de cabeça, vômitos e, em casos mais extremos, levar à dengue grave, que pode resultar em complicações sérias e até mesmo à morte”, explica a bióloga e analista portuária Juliana Vendrami.

Por isso, ela alerta para a importância de se combater o mosquito causador da doença. 

“O combate à dengue é vital para proteger a saúde e prevenir complicações graves e até mesmo fatais associadas a essa doença”, aponta.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Paraná, a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

“Essa campanha busca relembrar hábitos simples que são fundamentais no combate a dengue. Esse é um movimento contínuo de toda sociedade na conscientização sobre as ações que podem ajudar a evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, diz o diretor-geral e secretário em exercício da Secretaria de Saúde do Paraná, César Neves.

Além disso, a secretaria lembra que roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia - quando os mosquitos são mais ativos - proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos.

 “Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções dos rótulos. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos”, diz o comunicado estadual.

Por enquanto, só existe uma vacina contra dengue registrada na Anvisa, que está disponível na rede privada. Ela é aplicada em três doses no intervalo de um ano e só deve ser aplicada, segundo o fabricante OMS (Organização Mundial da Saúde) e ANVISA, em pessoas que já tiveram pelo menos uma infecção por dengue. Esta vacina não está disponível no SUS, mas o Ministério da Saúde acompanha os estudos de outras vacinas.

 Outros cuidados: 
- Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação.

- Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d'água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros.

- Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.

- Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.

- Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, e caso precise mantê-los, guarde em local coberto.

- Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana.

- Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão.

- Sempre que for trocar o garrafão de água mineral, lave bem o suporte no qual a água fica acumulada.

- Mantenha sempre limpo: lagos, cascatas e espelhos d'água decorativos. Crie peixes nesses locais, eles se alimentam das larvas dos mosquitos.

- Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais, no mínimo, uma vez por semana.

- Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água.

- Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos.

- Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário.

- Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.

GALERIA DE IMAGENS