Portos de Paranaguá e Antonina apresentam projetos na Intermodal 2009 06/04/2009 - 16:50

Os Portos do Paraná vão participar pelo 11º ano consecutivo da Intermodal South América, uma das mais importantes feiras da América Latina, focada nos mercados de comércio exterior, logística e transportes. Em sua 15ª edição, a feira acontecerá entre os dias 14 e 16 de abril, no Transamérica Expocenter, em São Paulo. A média de visitantes chega a 40 mil pessoas nos três dias da feira, que reúne cerca de 400 expositores de toda a América Latina.

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, considerou que além de ser uma ótima oportunidade de fechamento de negócios, o evento funciona como uma grande vitrine de negócios.

“Quem visitar o estande da Appa este ano vai ficar inteirado sobre os principais projetos que vêm sendo desenvolvidos pela autarquia e aqueles que já foram concluídos e ampliam nossa infraestrutura pública, como o armazém público para fertilizantes e o novo pátio público para veículos com uma área de 30 mil m2”, declarou.

Além dos projetos concluídos, o superintendente da Appa destacou também a apresentação do projeto de construção do armazém público para cargas frigorificadas que será instalado na faixa portuária do Porto de Paranaguá. Também será criado em Paranaguá a Plataforma Aduaneira, construída na extremidade leste do cais comercial do Porto de Paranaguá para a instalação indústrias não poluentes.

“Outro projeto é o Porto do Mercosul, que será erguido na Ponta do Poço, no município de Pontal do Paraná. O empreendimento será construído com recursos próprios e será um hub port, ou seja, um porto concentrador de cargas e linhas de navegação, dedicado ao transbordo de cargas”, explicou.

Parceiros – Como já virou tradição, a Appa conta com empresas da comunidade portuária local para participar do seu stand. No espaço de 200 metros², os Portos do Paraná contarão com a parceria do TCP, Multitrans, Cattalini, Sadia, Sal Diana, Pasa, Martini Meat e CBL, Marcon e Alpina Briggs.

“Participamos da feira em função da nossa parceria com a APPA e para nós a maior vantagem que temos é aquela de encontrar com alguns dos nossos fornecedores e parceiros”, disse Blásio José München, gerente de Operações Portuárias da Sadia.

Para Claudio Fernando Daudt, diretor superintendente da Cattalini Terminais Marítimos, a feira ampliará a rede de relacionamentos da empresa. “Vamos buscar novas parcerias e clientes. Será a oportunidade para reafirmarmos o nosso compromisso com o grande Porto de Paranaguá no sentido de levar cada vez mais crescimento ao segundo porto brasileiro”.

Na Intermodal, a empresa apresentará o projeto de ampliação de suas instalações em mais 30%. “Construiremos um novo terminal com capacidade inicial de 90 mil m³. É o momento de acreditar no Brasil, de gerar novos empregos, de gerar renda e consequentemente impostos. É um momento de mostrar a seriedade como a empresa vê o mercado e seus clientes e principalmente as pessoas”, declarou Daudt.

Segundo Juarez Moraes e Silva, superintendente do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), a presença do terminal na feira traz uma interação direta com potenciais empresas usuárias de seus serviços, possibilitando uma abordagem comercial efetiva.

“Na Intermodal mostraremos a ampliação das tomadas para contêineres refrigerados, os novos serviços marítimos e falaremos sobre a inauguração de prédio dedicado para os órgãos intervenientes, como Ministério da Agricultura e Receita Federal”, disse Silva.

Ele acredita que a feira pode auxiliar na atração de novos clientes para o porto de Paranaguá. “O evento também oferece a possibilidade do estreitamento de relações comerciais com usuários antigos e o estabelecimento de parcerias comerciais com prestadores de serviços complementares aos nossos, gerando a sinergia necessária à obtenção de novos negócios”, comentou.