Porto de Paranaguá tem dragagem retomada depois de parada técnica 17/03/2009 - 08:00

A draga HAM 310, que está realizando os serviços de dragagem emergencial no Canal da Galheta em Paranaguá, voltou a operar no último sábado (14), após a primeira parada técnica. Neste retorno às operações, a draga deverá concentra-se nos trabalhos entre as bóias 3 e 4, que é a área mais assoreada do Canal da Galheta conforme foi verificado pela fiscalização feita pela área técnica da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
Nesta parada, foi detectado um problema em um dos motores da draga. Verificou-se que alguns componentes estavam comprometidos e devem ser substituídos numa segunda parada técnica. A draga HAM 310 tem capacidade de cisterna para 13,5 mil metros cúbicos e, com um dos motores deficiente, acaba prejudicando a produtividade.
De acordo com diretor técnico da Appa, André Cansian, as paradas técnicas não podem prejudicar o prazo da obra. “A comissão de fiscalização já emitiu um comunicado à contratada para que seja recuperado o tempo da parada técnica. A empresa comprometeu-se em aumentar a produtividade e, caso haja necessidade para cumprimento do prazo contratual, remanejará outros equipamentos ao Canal, compensando o tempo em que se faz a manutenção na draga”, comentou.
A draga que opera em Paranaguá pertence à Van Oord, empresa holandesa que é a maior do mundo no setor. A logística que a Van Oord possui facilita o pronto atendimento de eventuais problemas técnicos e mecânicos que ocorram durante os trabalhos de algum dos equipamentos da empresa.
“Problemas mecânicos acontecem, mas a Appa exigirá um rigoroso cumprimento dos serviços contratados e não hesitará em notificar a empresa de dragagem no caso de algum descumprimento contratual, o que esperamos que não seja necessário”, disse o superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza.


VISITA – No próximo dia 25, a Appa recepcionará os deputados estaduais em visita técnica ao Porto de Paranaguá. Na ocasião, os parlamentares irão acompanhar os serviços de dragagem no Canal da Galheta.
Para a Appa, visitas como estas são importantes porque a dragagem não é um assunto que interessa somente à administração da Appa e sim a toda sociedade, exigindo transparência. “Tais visitas contribuirão para compreensão maior da importância da manutenção da infraestrutura do Porto para a economia nacional”, disse o superintendente.