Porto de Paranaguá se prepara para atender crescimento do setor automotivo 17/06/2010 - 08:50

Até o final de 2010, segundo previsão da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), mais de quatro milhões de carros, ônibus, tratores e caminhões serão produzidos no Brasil. Com isso, os terminais portuários do país devem ter número recorde de exportação de automóveis e de importação de peças automotivas. No Paraná, o porto de Paranaguá já registra movimentação de aproximadamente 60 mil, o equivalente a quase 40% do total registrado em todo o ano passado (140 mil automóveis).

As perspectivas de crescimento do setor foram tema de uma reunião realizada na quarta-feira (16) entre montadoras integrantes do Fórum Automotivo do Paraná e o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Mario Lobo Filho. Em pauta, novas possibilidades para ampliar a movimentação de veículos e de contêineres com peças e matérias primas pelo terminal paranaense. “Estamos entre os líderes nacionais em receita cambial e sabemos do impacto de nossas operações para a economia paranaense e brasileira”, ressaltou Lobo Filho.

Com a maior capacidade operacional de movimentação de veículos entre os portos brasileiros, Paranaguá é considerada estratégica para o crescimento esperado pela Anfavea. “O terminal tem capacidade para movimentar em média 150 veículos por hora e logística específica, com pátio de veículos junto ao cais, índice zero de acidentes e fica mais próximo da nossa fábrica em Curitiba, o que reduz gastos com o transporte de cargas”, enumera Elcio Chiquini, gerente de importação e exportação da Volvo do Brasil.

“Além disso, o Governo do Paraná garante uma melhor política tributária, que permite que o ICMS seja pago com melhores prazos. Ou seja, para nossa empresa é mais interessante, na relação custo x beneficio, operar via Paranaguá”, completou.

JANELAS: Como as peças e demais matérias primas para fabricação de veículos são transportadas em contêineres, a possibilidade de trabalhar com duas janelas extras de atracação foi considerada essencial para aumentar a capacidade produtiva da indústria automobilística paranaense. Segundo Selma Olívia Maia, gerente de supply chain (gestão de cadeias de fornecimento) da Case New Holland, as novas janelas oferecidas desde a última semana permitirão o retorno de linhas de importação para o terminal paranaense.

“Quando todos os berços do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) estavam ocupados, éramos obrigados a desviar nossa rota da Índia para o porto de Itajaí, em Santa Catarina, o que encarecia muito todo o processo. Com a nova norma, que aumenta para quatro as janelas de atracação, voltaremos a operar pelo Paraná”, afirmou.

Durante a reunião, o TCP anunciou a aquisição de dois novos guindastes, sendo que um deles deve estar em funcionamento nos próximos meses. “Serão novos portêineres e também novos transtêineres, que são equipamentos usados para transporte e estocagem dos contêineres”, adiantou o assessor comercial do terminal, Fabrício Fagundes.

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