Porto de Paranaguá é o segundo do Brasil na movimentação de veículos 06/05/2008 - 14:30

O segundo porto que mais movimentou veículos no Brasil em 2007 continua mantendo em alta seus volumes de movimentação e de receita. Entre janeiro e abril deste ano, o Porto de Paranaguá atingiu a marca de 47 mil unidades de veículos movimentados (importação e exportação), um crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2007, quase 165 mil unidades foram movimentadas, representando um novo recorde na história do Porto.

A receita cambial gerada pela exportação de veículos seguiu o mesmo patamar positivo e fechou o primeiro trimestre deste ano com US$ 295,6 milhões, um aumento de 19,2% em comparação a igual período de 2007. O total representa mais de 10% da receita cambial gerada pelo Porto nos três primeiros meses de 2008, que foi de US$ 2,7 bilhões.

Dados fornecidos pela Divisão de Estatísticas da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) mostraram que entre janeiro e abril de 2008, a Volkswagen lidera a movimentação de veículos no Porto de Paranaguá seguida da Nissan e da Renault que, somadas, não superam o volume da fábrica alemã.

Infra-estrutura - Em 2007, o Porto de Paranaguá alcançou a segunda colocação no ranking de movimentação de veículos do Brasil. O volume extraordinário, segundo o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, é reflexo de novos contratos firmados nos últimos anos, melhoria da infra-estrutura e abertura de novas rotas marítimas. Com esses fatores, o Porto passou de 61 mil veículos movimentados em 2002 para quase 165 mil unidades em 2007.

“O crescimento da produção de veículos em âmbito nacional também contribuiu para esses índices. No entanto, é preciso estimular a comercialização no mercado externo. Para isso, promovemos nosso Porto como canal viável para as montadoras e armadores, oferecendo produtividade alta, tarifas competitivas e operações de qualidade”, declarou o superintendente.

Anfavea - Os números do Porto de Paranaguá incrementam os dados divulgados pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para o primeiro trimestre de 2008. Neste período, a Anfavea contabilizou uma receita US$ 3,24 bilhões gerados pela exportação de veículos leves e pesados, o que representa um crescimento de 13,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

“Os veículos leves (automóveis e comerciais leves) apresentaram queda de 2,1%, o que demonstra que a indústria está mantendo sua competitividade no exterior, apesar da queda do dólar norte americano, em produtos de maior valor agregado, o que fundamenta também o crescimento das exportações em valores”, revelou a Associação.

Fotos: Rodrigo Leal / Appa