Porto de Paranaguá acelera liberação dos contêineres de Itajaí 03/12/2008 - 18:00

O esforço logístico da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), da Receita Federal, dos terminais retro-portuários e da comunidade portuária possibilitou que 100% dos contêineres oriundos do Porto de Itajaí transferidos para Paranaguá fossem atendidos pelo terminal paranaense. Não há registro de filas ou cargas recusadas.

Desde o último dia 27, a Appa abriu dois novos berços para atracação de navios de contêineres, somando-se aos dois que já operam com este tipo de carga no TCP. O aumento na movimentação de contêineres já é de 20%. Antes da demanda catarinense, eram movimentados em média, por dia, no mês de novembro, em Paranaguá, 2.000 TEUs (contêineres de 20 pés). Após o fechamento do Porto de Itajaí, o número passou para 2.400 TEUs/dia.

No caso das cargas congeladas, movimentadas em contêineres tipo reefer – principal carga do Porto de Itajaí -, o aumento registrado é de 32%. Antes, a movimentação média diária em novembro era de 250 TEUs, que passou para 330 TEUs. O TCP também registra incremento na movimentação de navios que já estavam programados para as janelas públicas de atracação (o mesmo navio está movimentando mais contêineres porque está recebendo a carga de Itajaí em Paranaguá).

Nos dois berços públicos, disponibilizados pela Appa para atender à demanda catarinense, a movimentação foi de 800 TEUs, realizada por dois navios. Ainda para esta semana são aguardadas outras duas embarcações que vão operar no cais público.

A Appa também disponibilizou espaço na área primária para armazenagem de contêineres. Nesta quarta-feira (03), 300 contêineres vazios estão depositados no cais público.