Porto apoia projeto que oferece assistência jurídica à população 05/10/2009 - 15:40

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) vai apoiar o projeto Justiça nos Bairros, uma iniciativa do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná em parceria com o Sesc e que oferecerá à população de Paranaguá e Litoral atendimento gratuito nas áreas jurídica, social, de saúde e cidadania. O evento acontecerá no dia 17 de outubro, das 9 às 17 horas, no Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas, no centro da cidade.

O procurador jurídico da Appa, Maurício Vitor de Souza, recebeu na sede do Porto, a desembargadora do TJ, Joeci Machado Camargo, e garantiu a participação da autarquia como apoiadora do evento. A magistrada e outros membros do TJ estiveram em Paranaguá para treinar 150 alunos da faculdade de Direito do Instituto Superior do Litoral (Isulpar), que irão prestar assessoria jurídica gratuita sob a orientação de quatro juízes, além da própria desembargadora do TJ.

“O porto impulsiona a vida econômica de Paranaguá e qualquer projeto que atenda aos anseios da população deve ter a participação da Appa. Em um momento como este em que a Justiça vem ao porto para apresentar essa belíssima ação, confirmamos nosso compromisso social e vamos prestar o apoio necessário a esse importante evento”, disse o procurador.

A última edição do Justiça nos Bairros, em Paranaguá, aconteceu em 2007. Na ocasião, foram realizadas 312 audiências, sendo os casos de divórcio os mais procurados. Para este ano, a expectativa é que o número de atendimentos jurídicos dobre e, novamente, a área de família seja a mais procurada.

“O evento é uma forma de acelerar todo o procedimento jurídico e isso atende ao que o Conselho Nacional de Justiça espera do Poder Judiciário, ou seja, que os processos abertos até 2005 sejam julgados como prioridades. Esse evento não é apenas uma ação de responsabilidade do Judiciário local, mas sim do Tribunal de Justiça do Paraná em promover uma ação social, porque nós não podemos mais ficar alheios aos problemas que assolam toda uma comunidade”, disse a desembargadora.

Para ser beneficiado, o participante deve apresentar comprovante de renda, pois os serviços serão disponibilizados apenas para a população com renda de até três salários mínimos; comprovante de endereço e documentação pessoal. Mais informações podem ser obtidas na Unidade do Sesc ou pelo telefone (41) 3423-3200.

Serviço:
Projeto Sesc Cidadão/Justiça nos Bairros
Local: Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas, no Centro Histórico
Data: 17 de outubro (sábado).
Horário: 9 horas às 17 horas
Telefone: (41) 3423-3200
Atendimentos gratuitos e limitados.