Polônia quer estreitar relações comerciais com o Paraná 31/08/2009 - 18:01

O governo polonês está buscando uma aproximação com o setor produtivo paranaense. O Porto de Paranaguá seria um dos canais para fortalecer as relações comerciais entre os dois países. Uma comitiva de poloneses, que esteve no Paraná para lançar o escritório de representação no Sul do Brasil, visitou Paranaguá para conhecer a infraestrutura do complexo portuário.

Entre os integrantes da missão, estavam o ministro da Economia da Polônia, Adam Szejnfeld, e o vice-governador do estado de Wielkopolska, Leszek Wojtasiak. Eles foram recebidos pelo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, e pelo diretor empresarial da Appa, Luiz Alberto de Paula César.

“A Polônia, assim como o Brasil, é um país que tem uma vasta costa marítima. Temos experiência na área portuária, em estaleiros, e acreditamos que, conhecendo melhor as necessidades do Brasil e do estado do Paraná nessa área poderemos preparar uma proposta de cooperação para o Porto de Paranaguá”, afirmou o ministro polonês.

Dados do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) mostram que o Paraná é o sexto estado brasileiro que mais exporta para a Polônia: em 2008, foram US$ 12,9 milhões. Já no ranking das importações, o Estado ocupa o segundo lugar no ranking, com US$ 97,9 milhões. Os principais produtos exportados são café, óleo de soja e paineis de madeira.

"A história de cooperação entre o Paraná e a Polônia é muito antiga. A maioria das famílias paranaenses tem algum vínculo com a Polônia. Isso nos deixa mais à vontade para aumentar os laços de amizade e estabelecer parcerias comerciais em diversas áreas", lembrou o coordenador do Conselho Temático de Comércio Exterior da Fiep, Ardisson Naim Akel, em nota da assessoria de imprensa.