Paranaguá aumenta em 8% movimentação de soja no quadrimestre 27/05/2009 - 13:50

O Porto de Paranaguá foi responsável por cerca de 30% das exportações brasileiras de soja somente no primeiro quadrimestre deste ano. Das 8,5 milhões de toneladas enviadas ao mercado externo, 2,2 milhões de toneladas saíram pelo terminal paranaense, consolidando a liderança nacional do Porto de Paranaguá na exportação de grãos, principalmente a soja.

O volume embarcado no terminal paranaense é, ainda, 8% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. O incremento é resultado da performance alcançada pelos terminais públicos e privados, que enviam o produto para países como a China e Holanda, principais mercados consumidores da soja brasileira embarcada por Paranaguá. Somente o silo público de grãos, por exemplo, já exportou mais de 400 mil toneladas de soja somente em abril de 2009.

A Companhia Brasileira de Logística (CBL) – uma das empresas que operam no terminal paranaense - deverá ter um aumento de 20% na exportação de soja em comparação ao ano passado. A expectativa é que, em 2009, a empresa embarque 1,8 milhão de toneladas do grão. Segundo informações da CBL, para alcançar esse volume, a empresa investiu em dois novos silos graneleiros no Porto de Paranaguá. As novas estruturas ampliaram a capacidade estática de armazenagem da empresa, que passou a ser de 110 mil toneladas.

Expectativa semelhante tem a Cargill Agrícola, que há 42 anos atua no terminal paranaense. Segundo o diretor de Portos da empresa, Ricardo Nascimento, as exportações da Cargill por Paranaguá alcançarão volumes expressivos. “O Porto de Paranaguá tem importante relevância para as exportações e tem respondido adequadamente à demanda com volumes expressivos. Das 1,8 milhão de toneladas de grãos exportados no ano passado, passaremos a 2 milhões neste ano”, avaliou Nascimento.

O aumento dos embarques de soja pelo terminal paranaense, entre janeiro e abril, segue uma tendência nacional de crescimento. As exportações brasileiras do produto, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, superaram em aproximadamente 30% o total verificado em idêntico período do ano passado, quando foram exportadas 3,3 milhões de toneladas.

“Em Paranaguá, os bons resultados são reflexo de uma soma de fatores, entre eles, a sinergia que existe hoje na cadeia logística e a credibilidade internacional que o porto tem”, comentou o diretor de Portos da Cargill, responsável pelas áreas administrativa e operacional da empresa no Brasil.

Nesta semana, as exportações de soja no Porto de Paranaguá receberão um novo impulso com o embarque de mais de 300 mil toneladas do grão. No total, oito navios levarão o produto principalmente para portos chineses. Neste primeiro quadrimestre, quase a metade das exportações de soja pelo Porto de Paranaguá tiveram como destino o país asiático.


Mercado
Segundo maior produtor mundial do grão, o Brasil exportou no ano passado 24,5 milhões de toneladas. Desse total, o Porto de Paranaguá respondeu por mais de 4,2 milhões de toneladas embarcadas. A estimativa da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) é que, em 2009, o Brasil mantenha os mesmos patamares e exporte entre 23 e 25 milhões de toneladas de soja.

Especialistas explicam que alguns fatores estão auxiliando o aumento das exportações nacionais. A China, maior comprador da oleaginosa brasileira, está aumentando seu estoque regulador, passando de 3 milhões para 6 milhões de toneladas. Além disso, a quebra de safra na Argentina (terceiro maior produtor mundial) e o período de entressafra nos Estados Unidos (principal fornecedor de soja no mundo) impulsionaram os embarques brasileiros e, conseqüentemente, paranaenses

De acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), do total da receita cambial gerada, as exportações de soja responderam por 18% do total da receita registrada no período, que chegou a US$ 3,7 bilhões. Desse total, as exportações de soja geraram cerca de US$ 700 milhões - um aumento de 24% em relação a 2008.