Paraná é confirmado como sede da 2ª Conferência Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária 27/08/2008 - 17:00

Acompanhados do secretário especial para Assuntos Portuários, Eduardo Requião, a comitiva da Organização dos Estados Americanos (OEA) foi recepcionada na Itaipu pelo presidente Jorge Samek

A escolha do Paraná como sede da 2ª Conferência Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária foi ratificada nesta terça-feira (26), em Foz do Iguaçu, pelo presidente da Comissão Interamericana de Portos (CIP), Carlos Gallegos. Além de Gallegos, outros cinco membros estrangeiros da Organização dos Estados Americanos (OEA) estão conhecendo a infra-estrutura da cidade e definindo a pauta da Conferência, que será realizada em junho do ano que vem.

Na tarde de terça-feira (26), acompanhados do secretário especial para Assuntos Portuários, Eduardo Requião, a comitiva foi recepcionada na Itaipu pelo presidente Jorge Samek, que comunicou o interesse da hidrelétrica em participar da Conferência Hemisférica. “Temos inúmeras ações na área do meio ambiente e o sucesso de grande parte delas está na parceria com o Governo Estadual”, salientou.

Antes da visita à Itaipu, o grupo passou o dia reunido no Hotel Bourbon para decidir os assuntos que serão abordados no evento do próximo ano. As temáticas levantadas passarão por uma avaliação dos demais membros da CIP em novo encontro, em dezembro, na Argentina. Durante a reunião preparatória para a Conferência, Gallegos reafirmou a posição de destaque do Porto de Paranaguá no cenário nacional e latino americano pelas medidas adotadas na área ambiental, o que estimulou a escolha da CIP.

“O meio ambiente é um tema muito importante porque é estratégico para o desenvolvimento dos portos. Por isso estamos aqui para reconhecer o Porto de Paranaguá como modelo que pode ser seguido por portos nacionais e estrangeiros. Agradecemos ao Governo do Estado e ao Porto por receber esse evento”, disse Gallegos.

Clube de Serviços - Na segunda edição da Conferência Hemisférica, em junho de 2009, o Porto de Paranaguá apresentará seu modelo de gestão ambiental, baseado na prevenção e responsabilidade social. O Clube de Serviços em Meio Ambiente atenderá não apenas ao Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), mas todas as empresas portuárias instaladas em Paranaguá.

“Ao assumirmos nosso compromisso com o desenvolvimento portuário nosso dever também incluiu o trabalho pela preservação e prevenção do meio ambiente. Sabemos das nossas dificuldades, mas acreditamos que um clube com um propósito bem claro e definido é capaz de atender com qualidade esse importante tema e servir de exemplo para outros portos”, disse Eduardo Requião.

CIP - A CIP é um órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA) e tem a finalidade de servir como fórum de discussões dos 34 países membros sobre assuntos ligados ao desenvolvimento, cooperação e fortalecimento do setor portuário. No encontro internacional, serão apresentadas as melhores práticas ambientais desenvolvidas pelos países membros e que poderão servir de exemplo para outras nações. A 1ª Conferência Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária foi realizada em 2007, no Panamá.

Fotos: Caio Coronel / Itaipu

Secretário especial para Assuntos Portuários, Eduardo Requião, e o presidente da Itaipu, Jorge Samek
Presidente da Comissão Interamericana de Portos (CIP), Carlos Gallegos, secretário especial para Assuntos Portuários, Eduardo Requião, e o presidente da Itaipu, Jorge Samek
Membros da Appa e da comitiva da OAE