Obras do novo berço para contêineres do Porto de Paranaguá entram na fase final 08/08/2013 - 14:10
Investimentos privados na ordem de R$ 365 milhões foram realizados para a construção do novo berço e compra de equipamentos. Obra aumentará a capacidade do terminal e permitirá a atracação de navios de maior porte
As obras de construção do terceiro berço do Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá entraram na fase final. Cerca de 85% da obra já está concluída e a previsão é que o trabalho esteja finalizado até o mês de novembro, com início das operações em janeiro de 2014.
O novo berço terá 315 metros de comprimento e, entre os principais ganhos logísticos que serão trazidos com a obra, está a possibilidade de recebimento de navios maiores. A expectativa é que, no primeiro semestre de 2014, o terminal receba navios com 368 metros – que tem capacidade para 13.600 contêineres. Hoje, o terminal opera navios de até 335 metros, com capacidade de 8.600 contêineres.
De acordo com o secretário de infraestrutura e logística, José Richa Filho, a obra exemplifica a confiança que os investidores privados têm com o Paraná mediante as ações realizadas até agora. “O papel da autoridade portuária pública é dar condições para que os empreendimentos privados possam ser viabilizados, com o fornecimento de uma infraestrutura adequada. Da nossa parte, já realizamos duas obras de dragagem e estamos em vias de finalizar o processo licitatório para a dragagem de manutenção de toda a baía de evolução. Isso permitirá que os navios de maior porte possam atracar no novo berço”, explica o secretário.
Com o terceiro berço de atracação, a expectativa do TCP é aumentar a a capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão TEUs (unidade de medida equivalente a contêineres de 20 pés) para 1,5 milhão de TEUs.
“O pacote de investimentos realizados pelo TCP é um dos maiores do setor portuário privado no Brasil. São aproximadamente R$ 180 milhões na aquisição de novos equipamentos e R$ 185 milhões nas obras do novo cais de atracação do Terminal, atualmente em construção”, explica o superintendente dos portos de Paraná e Antonina, Luiz Henrique Dividino.
Além da obra de ampliação, o TCP investiu na compra de quatro portêineres do modelo Super Post Panamax que irão operar no local.
NÚMERO – O Terminal de Contêineres de Paranaguá é o segundo terminal em volume de contêineres no país. No primeiro semestre de 2013, foram movimentados pelo Porto 360 mil contêineres. Entre as principais cargas movimentadas pelo terminal estão carne congelada, madeira, papel, máquinas e equipamentos.