Novo sistema realiza cadastro antecipado de caminhões em Paranaguá 08/05/2008 - 09:30

Mais de 95% dos caminhões carregados com grãos que chegam ao Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá são cadastrados na origem, pela internet

O gerenciamento dos caminhões que chegam ao Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá nesta safra está mais ágil e seguro por causa de uma ferramenta implantada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). O sistema permite, por meio da internet, que o cadastro dos caminhões carregados com grãos seja feito antecipadamente, de qualquer lugar do Brasil. Outra vantagem do sistema é que ele impede a burla fiscal.

O gerente de logística da Cotriguaçu, Rodrigo Coelho, disse que a empresa já está adotando o cadastro antecipado e aprovou a ferramenta. “Melhorou bastante o gerenciamento porque os terminais têm mais controle sobre todos os produtos que são carregados, além de dar condições de controlar quantos caminhões estão na estrada, vindo para o terminal. Antes, não tínhamos esta visão logística de movimento”, disse.

De acordo com o chefe de operações da Appa, Clauber Candian, a ferramenta está disponível desde o final do ano passado. Mas, foi a partir do início de 2008 que os operadores portuários adotaram o sistema. Além de agilizar a operação, o sistema impede a burla fiscal como a troca de cavalinhos dos caminhões, já que o cadastro exige as placas dos veículos para que o caminhoneiro entre no Pátio de Triagem. Dessa forma, o desvio de carga é dificultado.

“Atualmente, mais de 95% dos caminhões que chegam ao Pátio já foram cadastrados previamente. Isso otimizou o sistema, além de ter dado maior capacidade de fiscalização para o Porto e também controle para os operadores, que podem verificar seus estoques sem qualquer interferência”, afirmou Candian.

Controle - O cadastro pode ser feito em qualquer lugar do país, via internet, e também na hora da chegada do caminhão ao Pátio de Triagem, só que pelo operador portuário. Antes da adoção da ferramenta, o cadastro dos caminhões era feito apenas no momento de chegada ao Pátio, pela autoridade portuária. “O caminhão chegava com a Nota Fiscal indicando onde deveria ser descarregada a carga. Mas, o operador portuário muitas vezes não tinha espaço ou não havia autorizado a vinda daquele caminhão, causando lentidão no processo”, explicou Candian.

Agora, todas as sextas-feiras, o Departamento de Operações da Appa consulta o estoque de cada um dos terminais graneleiros e verifica quanto cada um precisa de carga para aquela semana. “Nós liberamos uma quota de caminhões para cada terminal toda semana. Com isso, acaba aquele negócio de mandar quantos caminhões quiser, desordenadamente, causando lentidão e até mesmo filas de caminhões na BR 277”, finalizou o chefe de operações.