Novembro Azul chega ao Porto de Paranaguá com testes e orientações de saúde 13/11/2025 - 17:40


Ação é fruto de uma parceria entre a Intersindical, Sintraport e prefeitura com apoio da Portos do Paraná 

Uma ação voltada aos trabalhadores portuários, dentro da campanha Novembro Azul, possibilitou a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, aferição da pressão arterial, vacinação, estratificação de risco cardiovascular e orientações sobre prevenção, autocuidado e hábitos saudáveis.

Apesar de ser uma iniciativa direcionada principalmente aos homens, qualquer pessoa que passou em frente ao Palácio D. Pedro II nesta quinta-feira (13) também pôde participar e realizar os exames. Os serviços foram oferecidos pela Prefeitura de Paranaguá, em parceria com a Frente Intersindical, com o apoio da Portos do Paraná. 

“Essa é uma ação específica para trabalhadores portuários, de todas as empresas que atuam no setor. É muito importante essa integração entre a Secretaria do Trabalho, a Portos do Paraná, a Secretaria Municipal de Saúde e a Intersindical. É uma oportunidade de realmente zelarmos pela saúde do trabalhador portuário”, destacou Daniel Fangueiro, secretário da Saúde de Paranaguá.

A Carreta Paranaguá Azul continuará com os atendimentos nesta sexta-feira (14), das 8h às 13h. "A Portos do Paraná está sempre preocupada em fomentar iniciativas como essa, de promover a saúde de quem trabalha no Porto de Paranaguá e é uma oportunidade a mais dos homens se conscientizarem da importância de fazer exames periódicos e fazer a prevenção das doenças", apontou Monica Gori Denardi, coordenadora de Assistência Médica e Social da Portos do Paraná.

O presidente da Intersindical, João Fernando da Luz, ressaltou a importância de os homens cuidarem mais da própria saúde. “Nós, homens maduros, principalmente, temos muita relutância em ir ao médico. Então, com essa parceria, não há como escapar de fazer pelo menos um teste básico. Do contrário, só procuramos o médico quando já estamos com muitos problemas”, destacou o sindicalista.

O presidente do Sintraport (Sindicato dos Trabalhadores Empregados na Administração e nos Serviços de Capatazia dos Portos, Terminais Privativos e Retroportuários no Estado do Paraná), Rodrigo Vanhoni, projeta novas ações como essa para além do Novembro Azul.

“Essa ação é perfeita e casou bem com o Novembro Azul dentro de uma parceria que tem tudo para dar certo. Temos planos de levá-la para outras áreas, como o Pátio de Triagem, e, quem sabe, realizá-la mensalmente. Sabemos que não é fácil convencer os homens a se cuidarem — há muitas brincadeiras e até preconceito —, mas o importante é lembrar que a saúde vem em primeiro lugar. Sem ela, não dá para trabalhar”, finalizou Vanhoni.

 

GALERIA DE IMAGENS