Ministro do Planejamento garante prioridade para hidrovias no PAC 2 11/02/2010 - 17:46

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, visitou o Show Rural Coopavel na manhã desta quinta-feira (11), em Cascavel, e se reuniu com o vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, para falar sobre os trabalhos de preparação da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Bernardo disse que o PAC 2 ainda está em discussão e a participação dos estados nesse processo é fundamental.

“No PAC 1, o governo federal fez investimentos principalmente na área de logística, energia e um viés em infraestrutura urbana. Nesta segunda edição, vamos reforçar os investimentos em logística mas a prioridade será investimentos em hidrovias e ferrovias”, explicou o ministro.

O ministro disse ainda que os investimentos do governo federal nas obras de infraestruturação do setor portuário serão mantidas e ampliadas. “Todas as obras que o governo federal desenvolve, hoje, junto aos portos, irão continuar e veremos a possibilidade de integrar novas obras do Porto de Paranaguá. Durante o primeiro semestre de 2010, vamos detalhar quais investimentos serão feitos”, explicou o ministro.

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) já entregou ao governo federal suas propostas para integrar o PAC 2. Os principais projetos são a melhoria na infraestrutura de acesso ao Porto de Paranaguá; remodelação e ampliação do cais do Porto Barão de Teffé, em Antonina; ampliação e remodelação do cais do Porto de Paranaguá; construção de um Centro Cultural, no Porto de Paranaguá; instalação de infraestrutura para gerenciamento de resíduos contaminantes provenientes de navios e instalações; e construção do novo Silo Público Graneleiro.

Foram propostos, ainda, para inclusão no PAC 2 os projetos de ligação ferroviária entre Paranaguá e Engenheiro Bley, pela Ferroeste com apoio da Appa; construção de um trecho alternativo que se estende desde a sede do Porto de Antonina até a BR-277; e a construção de um terminal marítimo de passageiros, pela Prefeitura de Paranaguá, com as proposições de modificações feitas pela Appa e Capitania dos Portos do Paraná.