Mergulhão-grande é avistado pela primeira vez em monitoramento do porto 29/04/2021 - 17:04

Entre mais de 20 programas ambientais desenvolvidos pela diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná está o de Monitoramento da Avifauna, que realiza levantamentos visuais e fotográficos de cetáceos (golfinhos e toninhas), quelônios (tartarugas) e aves em diferentes pontos da área de influência dos portos paranaenses.

Em março, foi fotografado pela primeira vez, durante um monitoramento da Diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná, na baía de Paranaguá, um mergulhão-grande, cujo nome científico é Podicephorus major.

Segundo o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana, “a aparição do animal é motivo de comemoração. Os mergulhões são verdadeiros indicadores ecológicos, sua presença em um corpo d’água é indício da escassa ou total ausência de contaminação.”

“É uma ave migratória, ela nidifica no Rio Grande do Sul e no outono/inverno migra para o norte. Não é uma espécie de fácil registro, tanto que o último feito na região aconteceu em Guaraqueçaba, em 2016”, explica Juliana Lopes Vendrami, bióloga da Portos do Paraná.

SOBRE A AVE - É a maior espécie conhecida de mergulhões, mede entre 67 e 77 centímetros de comprimento e pesa cerca de 1.600 gramas. Apresenta a cabeça e a cara pretas na fase reprodutiva, com um pequeno, porém distinto topete occipital. Tem bico longo e afilado, pescoço comprido e castanho, dorso acinzentado e peito branco.

CURIOSIDADES - A curiosidade fica por conta de sua vocalização, que é forte e sonora, assemelhando-se a um miado descendente “ éo”, “oo-o”, “ook…”. Em época de reprodução, produz um grande ninho flutuante, onde põe de dois a quatro ovos grandes, alongados e brancos.

Quando avistada, a ave se banhava tranquilamente próximo da comunidade de Europinha. O registro é do consultor Leonardo Deconto.

GALERIA DE IMAGENS