Marinha vai locar draga à Appa e fornecer cópia da batimetria 20/06/2008 - 14:59

Com fotos em www.aenoticias.pr.gov.br

O comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Arthur Pires Ramos, e o capitão de Mar e Guerra, Marco Antonio do Amaral Silva, estiveram com o governador Roberto Requião nesta quinta-feira (19)

A Marinha do Brasil vai locar ao Governo do Paraná uma draga para pequenos serviços e também fornecer cópia da batimetria (sondagem no fundo do mar para obtenção de profundidades) recém realizada no Canal da Galheta e nos portos de Paranaguá e Antonina. As informações são do comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Arthur Pires Ramos, que esteve na quinta-feira (19) com o governador Roberto Requião e o superintendente da Appa, Eduardo Requião, acompanhado do capitão de Mar e Guerra, Marco Antonio do Amaral Silva.

A batimetria realizada pela Marinha é considerada uma das mais completas dos últimos anos e congrega o Canal da Galheta e os portos de Paranaguá e Antonina. Todo o estudo foi realizado com tecnologia tridimensional (3D) e deverá ficar pronto em meados do mês de julho.

“A batimetria está praticamente pronta e é uma contribuição que a Marinha faz com o Porto de Paranaguá. O Estado tem um potencial muito grande de desenvolvimento marítimo com a criação do Porto do Mercosul. Nos dá uma satisfação muito grande ver o andamento desse projeto e a Marinha está contribuindo para esse desenvolvimento, trabalhando em conjunto”, afirmou vice-almirante Arthur Pires Ramos, que é filho do ex-superintendente da Appa, Arthur Miranda Ramos.

O vice-almirante fez uma visita de cortesia ao governador e participou da reunião com o ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, quando foram discutidas a dragagem dos portos paranaenses e a construção do Porto do Mercosul. “Tivemos hoje aqui uma reunião prazerosa e positiva para o Paraná e uma reunião terrível para os inimigos dos portos públicos. Nós estamos pensando a mesma coisa: é o porto público vinculado à nossa economia, ao interesse público, ao interesse do Paraná e do Brasil”, avaliou Requião.

O superintendente da Appa, Eduardo Requião, pediu a ajuda do vice-almirante para a locação de uma draga que a Marinha possui e estaria disponível para pequenos serviços. “A Marinha dispõe de uma draga pequena, com capacidade de 700 m³, denominada Ipanema. Ela está terminando um contrato atual e poderá ser disponibilizada ao Porto de Paranaguá, mediante contrato. Acredito que ela vá contribuir com a dragagem dos berços necessária para a elevação do calado de atracação”, explicou Pires Ramos.