Marinha anuncia aumento no calado para navegação no Canal da Galheta 05/11/2009 - 18:50


O capitão dos Portos do Paraná, capitão de mar-e-guerra Marcos Antonio Nóbrega Rios, assinou nesta quinta-feira (6) a Portaria nº 80, restabelecendo em 12,50 metros o calado dos navios que acessam os portos de Paranaguá e Antonina pelo Canal da Galheta. A decisão teve por base os resultados da batimetria (medição das profundidades do canal), realizada após a conclusão da dragagem de emergência, encerrada em julho, e que aumentou para, pelo menos, 15 metros a profundidade do canal.

“Depois da dragagem constatamos que a situação é segura. Para a Marinha, a assinatura dessa portaria demonstra que nos preocupamos com a economia do Brasil e estamos em sintonia com as aspirações da comunidade portuária. Não há dúvida de que a Baía de Paranaguá é um dos lugares mais apropriados do mundo para abrigar um porto. Nós temos o compromisso de tornar esse porto o mais viável e rentável possível para quem o opera”, disse o capitão dos Portos.

A retomada do calado original no Canal da Galheta atende a expectativa da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e soma-se à liberação da navegação noturna, anunciada em 19 de outubro. Com a medida, fica revogada a portaria n.º 86, de 4 de setembro de 2008, que impôs restrições à navegação no Canal da Galheta e estabeleceu calado máximo de 11,30 metros para os navios acessarem o Porto de Paranaguá.

Segundo o capitão dos Portos, a diferença de 1,20 m - entre o calado que estava em vigor e o atual que foi restabelecido - representará importante aumento no potencial de carga dos navios. “Em um navio graneleiro, por exemplo, serão 9 mil toneladas a mais de capacidade que os navios poderão carregar e deixar o porto com segurança”, declarou.

A portaria da Capitania dos Portos do Paraná antecipa a homologação das novas condições de navegação do canal da Galheta pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) – órgão vinculado à Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha. “Com laudos técnicos em mãos sobre os resultados da dragagem e da batimetria, tive elementos que convenceram o vice-almirante Arthur Pires Ramos, comandante do 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil, a autorizar a liberação que restabelece as condições normais de navegação”, destacou Rios.

“O dia de hoje é o coroamento do trabalho que temos feito ao longo desses anos para a dragagem do Canal da Galheta. A retomada no calado original de 12,5 metros coloca novamente o Porto de Paranaguá na liderança entre os portos brasileiros e em condições ainda mais competitivas. Nossos navios sairão com carga plena, sem restrições de navegação diurna ou noturna. É o reconhecimento da Marinha de que fizemos um trabalho bem feito e a quem prestamos nosso agradecimento pela atitude cooperativa”, disse o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza.

O diretor-superintendente do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Juarez Moraes e Silva, estima que o novo calado proporcionará um aumento potencial de 25% na capacidade de carregamento dos navios conteineiros.

“Essa notícia é uma das melhores da década pelo que ela representa em relação ao potencial de desenvolvimento do Porto de Paranaguá. À medida que recebemos navios com maior calado, as movimentações vão crescer e nosso ganho de produtividade será maior. Esses reflexos nós veremos imediatamente, porque o mercado responderá muito rápido. Recebemos mais de 850 navios por ano que, sem dúvida, levarão mais cargas com operações mais otimizadas e menores custos”, frisou Silva.

O vice-presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima (Sindapar), que representa 26 empresas em atividade em Paranaguá, Argyris Ikonomou, afirmou que a retomada do calado original do Canal da Galheta representa um importante avanço para o Porto de Paranaguá. “Vamos ganhar mais clientes e nada melhor para a cidade do que esse progresso e essa euforia em todos os setores. Com o calado de 12,50 metros, o Porto de Paranaguá vai confirmar e afirmar sua credibilidade e para toda comunidade local será muito bom”, disse Ikonomou.

A economia da cidade de Paranaguá está atrelada quase que totalmente à atividade portuária. São mais de 5 mil trabalhadores portuários avulsos que atuam diretamente nas operações no cais, além dos segmentos conexos, como agências, despachantes, operadores portuários, transportadoras, entre outros. Em função dessa gama de atividades, que aquecem a economia local, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Yahia Hamud, também comemorou o restabelecimento do calado original do Canal da Galheta.

“Essa medida representa que muitos contratos para 2010, que estavam em compasso de espera ou de observação e sujeitos à eleição de outros portos, escolham o Porto de Paranaguá. Isso fomenta a geração de emprego e renda para a cidade. Essas são as boas notícias que queremos e destaco a postura pró-ativa do capitão dos Portos do Paraná em buscar o trabalho em conjunto e parabenizo o superintendente da Appa, em superar as críticas e estar hoje colhendo os resultados dessa luta em manter a qualidade do Porto de Paranaguá”, destacou Hamud.

Galeria de Imagens