Leilão de soja promovido pela Appa reverterá renda para programas sociais 02/12/2009 - 17:40

Cerca de 3,1 mil toneladas de soja serão leiloadas pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), no próximo dia 18, a um valor mínimo aproximado de R$ 1,9 milhão. O dinheiro arrecadado com o leilão será revertido para o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), que aplicará os recursos em projetos sociais no Litoral do Estado. Esse será o segundo leilão realizado pela Appa. O primeiro aconteceu em 2005, quando R$ 2,1 milhões foram arrecadados e entregues para as obras do Provopar.

“Assim como no primeiro leilão, direcionamos os recursos para projetos maiores e, novamente, essa doação da Appa com certeza fará toda a diferença. Nosso trabalho é realizado com parcerias e convênios e com esses recursos poderemos priorizar ações desenvolvidas no Litoral”, disse a coordenadora de Ação Social do Provopar, Iva Sandra de Moraes.

Com o dinheiro arrecadado no leilão, o Provopar irá implementar projetos em Morretes, onde será construído um espaço para comercialização de peças de artesanato e demais produtos confeccionados pela população do Litoral, como doces e bebidas. “A nossa prioridade é a geração de renda. Queremos dar a oportunidade para que mais pessoas sejam beneficiadas com esses projetos”, comentou Sandra.

Em Paranaguá, a reforma do Asilo São Vicente de Paula também receberá um aporte de recursos com a doação da Appa. Na localidade de Superagüi, terá início a instalação de uma cooperativa de pescados, onde os pescadores locais terão infraestrutura disponível para processar e vender seus produtos com qualidade. “Buscamos evitar a presença de intermediários na comercialização dos pescados, por isso, daremos condições para que os pescadores trabalhem em cooperativa e vendam diretamente suas mercadorias”, declarou a representante do Provopar. A construção de poços artesianos está entre as melhorias que serão realizadas para a nova cooperativa.

LEILÃO - As mais de 3 mil toneladas de soja que serão leiloadas correspondem ao que sobrou no silo público do Porto de Paranaguá após a entrega da chamada “retenção técnica” aos operadores portuários. Todos os exportadores que usam o “silão” deixam 0,25% do total da soja armazenada para repor eventuais quebras no embarque de grãos. Não havendo necessidade dessa reposição, a soja é devolvida aos operadores. Este ano, houve ainda uma sobra de grãos que ficaram estocados e em condições de serem comercializados. A Appa aproveita o período de entressafra para fazer a limpeza do silo e deixá-lo preparado para receber a próxima colheita.

O leilão promovido pela Appa será organizado pela empresa Ultra Lance Leilões. Segundo o leiloeiro Jefferson Silva, as empresas ou pessoas físicas interessadas em participar do leilão deverão atender a todos os critérios exigidos no edital, disponível a partir desta quinta-feira (03). “O objetivo é vender o lote de soja pelo melhor preço possível, principalmente porque o comprador estará adquirindo uma mercadoria de qualidade e os valores arrecadados serão doados ao Provopar, com a intenção de atender as obras sociais desenvolvidas para o bem da comunidade”, comentou Silva.

SERVIÇO - A partir desta quinta-feira (03), o edital para o leilão das 3 mil toneladas de soja estará disponível nos sites www.ultralance.com.br, www.pr.gov.br/compraspr e xoops.celepar.parana/migracao/porto.

Galeria de Imagens