Investimento bilionário ampliará capacidade do Terminal de Contêineres de Paranaguá 07/11/2025 - 14:02
Parceria reforça confiança da CMPort no potencial econômico do Paraná
O Porto de Paranaguá receberá um investimento de aproximadamente R$ 1,5 bilhão para expansão e modernização da área de contêineres. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (5), em Xangai, na China, durante uma missão de dirigentes da Portos do Paraná e do Governo do Estado, que se reuniram com representantes da CMPort, administradora do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). O montante será destinado à ampliação de pátios, melhorias nos acessos rodoviário e ferroviário e à aquisição de novos equipamentos de cais.
De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o investimento da CMPort no Terminal de Contêineres de Paranaguá garantirá mais infraestrutura, com o propósito de melhorar a qualidade e a eficiência das operações. “Esse é um anúncio muito importante, pois amplia a competitividade dos portos paranaenses. Também é uma demonstração da confiança que a CMPort deposita no potencial econômico do nosso estado”, comemorou Garcia.
Pelo projeto apresentado pela CMPort, a TCP irá incorporar mais de 195 mil metros quadrados de áreas adjacentes — atualmente sem uso definido ou com contratos próximos do vencimento. Além da ampliação do pátio, estão previstas melhorias nos acessos rodoviários e ferroviários e a aquisição de novos equipamentos de cais e pátio. “Estamos confiantes no Brasil e, por isso, estamos aumentando nossos investimentos”, destacou Xu Song, CEO da CMPort.
O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, que representa o governo estadual na comitiva, afirmou que o acordo de investimento será oficializado em breve pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Estamos levando mais capacidade para o nosso porto. Essa é uma soma de investimentos e comprometimento que resulta em mais competitividade e eficiência”, comemorou o secretário.
Também estão previstos investimentos da TCP fora da área arrendada, com modernização dos berços 215, 216 e 217 — onde atracam os navios contêineres — e extensão dos trilhos para guindastes STS Super Post-Panamax. “Esses investimentos consolidam ainda mais a TCP como um dos maiores e mais importantes terminais do Brasil”, afirmou Alex Ávila, presidente do Conselho de Administração da Portos do Paraná (CONSAD).
O Terminal de Contêineres de Paranaguá é o maior corredor de exportação de proteína animal congelada do Brasil. Cerca de 40% de toda a produção nacional de carnes de frango, suíno e bovino sai de Paranaguá. O terminal também é reconhecido como o maior corredor de exportação de carne de frango do mundo, responsável por 49% de toda a produção brasileira embarcada.
Somente em 2024, o TCP foi responsável pela movimentação de 1,5 milhão de TEUs — unidade de medida equivalente a 20 pés (cerca de seis metros de comprimento). De janeiro a outubro deste ano, já foram movimentados 1.376.500 TEUs.








