Guarda Portuária de Paranaguá e Antonina tem novo comando 08/01/2010 - 15:30

A estruturação de um Centro de Controle Operacional junto à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) será uma das primeiras missões do novo comandante da Guarda Portuária. Foi o que antecipou, nesta sexta-feira (08), o superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, ao anunciar a vinda do coronel aposentado da Polícia Militar, Amaro do Nascimento Carvalho, para o comando da corporação.

“Nós temos um projeto que é a missão primeira do coronel Amaro: a implantação de um centro de controle operacional, disponibilizando tecnologias de última geração para o monitoramento do controle de acessos de saídas de cargas, pessoas e veículos, fazendo com que o nosso porto seja um porto cada vez mais seguro para os operadores portuários”, afirmou o superintendente.

Segundo Daniel de Souza, algumas ações para aprimorar o trabalho da Guarda Portuária já estão em andamento, como a capacitação permanente do efetivo e a renovação da frota de veículos. O investimento na aquisição de oito novas viaturas foi de R$ 352 mil, com recursos próprios.

Outra medida, que vem complementar as ações de segurança na área portuária, lembrou o superintendente, é o processo de certificação ISO 9001 no controle de acesso de pessoas e cargas aos portos de Paranaguá e Antonina, que está sendo conduzido pela Appa em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

O coronel Amaro do Nascimento Carvalho tem um extenso currículo em cargos de comando da Polícia Militar. Antes de se aposentar da PM, havia ocupado os cargos de comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e do Comando de Policiamento do Interior (CPI).

O novo comandante da Guarda Portuária garante que, mesmo depois do longo tempo de atuação junto à PM do Paraná, mantém a mesma disposição para o trabalho em prol da segurança. “Nós estamos vindo para reforçar esse trabalho com bastante vontade, bastante garra. Sabemos da importância da guarda no contexto portuário e nós viemos para somar e buscar a eficiência desse trabalho aqui no porto”, declarou.

A Guarda Portuária dos Portos do Paraná completou, em setembro de 2009, 22 anos de criação. Um dos principais desafios da corporação é cumprir os rigorosos requisitos de segurança do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS-Code).