Governo mantém benefícios e amplia ganhos dos portuários 20/09/2008 - 17:40

O Governador Roberto Requião assinou neste sábado (20) o Acordo Coletivo de Trabalho firmado entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e o Sindicato dos Trabalhadores Portuários (Sintraport). A assinatura do documento aconteceu na Granja do Canguiri, residência oficial do Governador, e contou com a presença de portuários que integram o sindicato e funcionários da Autarquia.

O Acordo Coletivo de Trabalho estará em vigor até maio de 2010 e contempla os mais de 700 funcionários dos Portos de Paranaguá e Antonina. “O governo cuida do Porto e dos portuários. Este é um acordo razoável, que reconhece direitos e mantém a tranqüilidade e o sucesso do Porto de Paranaguá”, comentou o governador Roberto Requião.

“Este acordo foi muito bom porque renovou cláusulas antigas e como sempre o governador atendeu aos anseios da categoria dos trabalhadores portuários. Nossas reivindicações foram atendidas e os compromissos foram cumpridos”, declarou o presidente do Sintraport, Wilson Moraes da Silva, que assinou o documento.

Entre os principais benefícios concedidos à categoria está o reajuste de 6,64%, como reposição das perdas salariais ocorridas entre junho de 2007 e maio deste ano. “Este acordo mantém a tranqüilidade dentro do Porto e os direitos dos trabalhadores. Sempre houve uma parceira com o Governo do Estado sobre a manutenção do Porto Público e a garantia dos direitos do trabalhador”, disse a vice-presidente do Sintraport, Maria do Socorro de Oliveira.

Além do reajuste outro benefício inédito concedido aos portuários foi o vale-refeição de R$ 20,00 por dia. “Este é um ganho adicional que nunca antes foi concedido e é muito importante, porque os trabalhadores terão essa garantia em Paranaguá. Em nome dos trabalhadores agradecemos ao Governador pela assinatura desse importante documento”, frisou a sindicalista.

O Acordo Coletivo entre a Appa e o Sintraport preservou direitos já adquiridos dos portuários como o pagamento de 50% da gratificação de férias e o adiantamento de metade do 13º salário anual, pago no mês de junho. O diretor Administrativo-Financeiro da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza e o advogado Benedito Nicolau dos Santos Neto, que ocupam interinamente a superintendência da Autarquia, também assinaram o documento. Além deles, os diretores Empresarial e Técnico da Appa, Luiz Alberto César e André Cansian também estiveram presentes.

O diretor Administrativo-Financeiro da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza e o advogado Benedito Nicolau dos Santos Neto, que ocupam interinamente a superintendência da Autarquia, também assinaram o documento.