Governador acompanha operações do maior navio de contêineres atracado em Paranaguá 10/05/2008 - 13:20

O Governador Roberto Requião visitou na manhã deste sábado o navio Rio de la Plata, um dos navios de maior capacidade de carregamento de contêineres refrigerados do mundo. À bordo da embarcação de bandeira alemã o governador e sua comitiva foram recepcionados pelo comandante Michael Zacke, que mostrou o funcionamento das operações conduzidas por uma tripulação composta por 24 pessoas. Em Paranaguá, a embarcação fará 600 movimentos de carga e descarga de contêineres, seguindo a média de operações em navios conteineiros.

“É um navio fantástico e que mostra a capacidade do Porto de Paranaguá em expandir suas operações. Mostramos que o Porto é capaz de receber navios de grande porte como esse que carrega quase 6 mil contêineres. Isso demonstra que somos um porto eficiente e que está crescendo”, disse o governador.

Para o governador, a questão da dragagem para garantir a qualidade do acesso marítimo continua sendo uma das prioridades, assim como a compra de uma draga. “Hoje temos R$ 350 milhões em caixa. Só falta agora comprar uma draga para sairmos da mão desta gente que cobra por uma operação de dragagem o preço deste navio de contêineres. Uma operação como esta de hoje demonstra que navios deste porte podem atracar com segurança em Paranaguá”, destacou.

Construído na Coréia, o Rio de la Plata é um dos seis navios novos da Hamburg Süd que estão sendo lançados na linha “Rio” e começou a operar em março deste ano. Com 286,45 metros de comprimento, o navio tem capacidade para carregar 5,9 mil TEUs, o dobro do volume médio que costuma ser carregado no porto. O Rio de la Plata atracou no Porto de Paranaguá na noite de sexta-feira e a previsão é que até a noite de sábado a operação esteja concluída.

“Este é maior navio de contêineres que já recebemos no porto. A Marinha autorizou a operação e isso demonstra que temos condições de atender embarcações como esta e que o porto de Paranaguá está preparado para isso”, declarou o superintendente da Appa, Eduardo Requião. Segundo ele, o Rio de la Plata é o primeiro de muitos que colocarão o Porto nas suas rotas comerciais.

Para o diretor-superintendente do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) Juarez Moraes e Silva, a continuidade de investimentos dos setores público e privado garantirão a chegada de mais navios de grande porte para movimentar mais volumes de cargas.

“O porto é muito competente nas suas operações e esse navio indica que devemos seguir com os investimentos necessários para cada vez mais receber navios maiores para atender, principalmente, a região de influência de Paranaguá, que detém a maior capacidade produtiva do país em termos de agronegócio, do setor automotivo e dos demais setores produtivos”, frisou Moraes e Silva

Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Virgílio Moreira, com o embarque do Rio de la Plata, o Paraná atende a uma demanda internacional. “Neste momento, reafirmamos nosso potencial produtivo e a nossa capacidade de importar e exportar com qualidade as mercadorias produzidas no Paraná”.

Na visita ao Porto e ao navio, o deputado Luiz Claudio Romanelli, disse que a presença do Rio de la Plata esclarece muitas informações sobre o terminal portuário paranaense. “Vemos aqui a resposta do Porto às crpiticas oposicionistas e privatistas sobre a qualidade do porto e de seus acessos. Receber um dos maiores navios do mundo desmistifica uma imagem errada que se quer colocar sobre o Porto de Paranaguá”.

Operações
A rota comercial do Rio de la Plata inclui a costa leste da América do Sul e o Extremo Oriente. As escalas serão feitas nos portos de Shanghai, Hong Kong, Singapura, Tanjung Pelepas, Sepetiba, Santos, Buenos Aires, Rio Grande, Paranaguá, Port Elizabeth e Durban.

De acordo com Michael Silva, diretor de operações da Hamburg Süd, o Porto de Paranaguá será escalado ainda pelos navios Rio de Janeiro e o Rio Negro, também com capacidade para 5,9 mil TEUs.

“Em 2008, o Porto de Paranaguá receberá entre 8 e 9 escalas dos maiores navios em operação no Brasil, com uma expectativa de operação por escala de 850 a 900 contêineres. Temos contratos fiéis e de longo prazo e o Porto de Paranaguá é muito importante na rota de todos os nossos serviços, não só para o Extremo Oriente, mas para a Europa, Estados Unidos e, inclusive, na cabotagem”, declarou Michael Silva.

O Rio de la Plata foi projetado há cinco anos e se prepara para atender às necessidades futuras do mercado. Atualmente, a armadora possui 275 mil contêineres em movimentação no mundo. A projeção é que até 2010, 17 novas embarcações estejam em operação, resultado de 1,7 bilhão de euros em investimentos, o que aumentará para 400 mil contêineres em movimentação. Em 2007, a armadora movimentou 2,1 milhões contêineres e a projeção é alcançar 2,8 milhões de contêineres movimentados em 2008.

  

Diretor de operações da Hamburg Sud, Michael Silva, governador Roberto Requião e o superintendente da Appa, Eduardo Requião

Diretor de operações da Hamburg Sud, Michael Silva; diretor superintendente do TCP, Juarez Moraes e Silva; governador do Estado, Roberto Requião e o secretário de Indústria e Comércio, Virgílio Moreira

Cesar Cartagena, do Setor de Operações da Hambur Sud, o governador do Estado, Roberto Requião e a primeira dama do Estado, Maristela Requião

Secretário de Indústria e Comércio, Virgílio Moreira; superintendente da Appa, Eduardo Requião e o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli 

Deputado estadual, Luiz Cláudio Romanelli e o superintendente da Appa, Eduardo Requião

Governador do Estado, Roberto Requião; deputado estadual, Luiz Cláudio Romanelli;  presidente do Sistema Fecomércio, Darci Pianna e o superintendente dos Portos do Paraná, Eduardo Requião



 Fotos: Rodrigo Leal / Appa