Gincana leva funcionários da Appa a desenvolver ações socioambientais 23/11/2009 - 16:10

Foi dada a largada para a 1.ª Gincana de Integração Socioambiental da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Nesta segunda-feira (23), os 260 colaboradores da autarquia, que participam da competição, conheceram os integrantes de suas equipes e receberam as tarefas que terão que desempenhar nesta e nas próximas três semanas. O encerramento e a premiação da gincana, promovida pela Diretoria de Desenvolvimento Empresarial da Appa, acontecerão junto da festa de confraternização dos funcionários da Appa, no dia 19 de dezembro.

Cada uma das oito equipes participantes da gincana adotou uma instituição de assistência social: cinco de Paranaguá, duas de Antonina e uma de Guaratuba. A distribuição das entidades se deu por sorteio. Os “gincaneiros” receberam um levantamento prévio sobre o funcionamento das instituições – qual o público assistido, fontes de recursos para manutenção, necessidades mais emergenciais etc.. A principal tarefa, agora, será encontrar alternativas para suprir as carências dessas entidades.

O regulamento da gincana prevê diferentes pontuações para cada tarefa de acordo com o grau de dificuldade. Além da ajuda direta às entidades, as equipes terão que coletar material reciclável para repassá-los a associações e cooperativas de catadores, doar sangue ou arrumar doadores voluntários para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Paranaguá.

A competição envolve, ainda, o resgate histórico do desenvolvimento do Porto de Paranaguá que, em 2010, completará 75 anos de fundação. As equipes terão que reunir o maior volume possível de documentos, que retratem as diferentes épocas do porto que se transformou no maior complexo de exportação de granéis da América Latina.

O clima entre os concorrentes era de muita animação. Para a diretora Administrativa e Financeira da Appa, Maria Angélica Lobo Leomil, que tem sido uma das principais apoiadoras da gincana, o grande propósito é integrar os funcionários da autarquia e, principalmente, fazê-los interagir com a realidade socioeconômica de Paranaguá.

A proposta da Appa com a realização da gincana socioambiental é, também, despertar em seus colaboradores o interesse em desenvolver trabalhos voluntários permanentes, participando de forma ativa em ações que buscam reverter os problemas sociais e ambientais dos municípios.

Galeria de Imagens