Funcionários da Appa dão exemplo de solidariedade 23/12/2009 - 14:20

Os funcionários da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) deram uma demonstração ímpar de solidariedade na 1.ª Gincana de Integração Socioambiental promovida pela autarquia por meio de sua Diretoria de Desenvolvimento Empresarial. O resultado do trabalho realizado junto às oito entidades “adotadas” pelas equipes surpreendeu e emocionou participantes e organizadores da competição, assim como os responsáveis pelas instituições.

Além das toneladas de materiais recicláveis, roupas, alimentos, livros e materiais de limpeza e higiene arrecadados, a gincana despertou nos colaboradores da Appa a vontade de dedicar parte do seu tempo ao trabalho social voluntário.

Para o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Appa, Luiz Alberto de Paula César, esse foi o resultado mais importante. “A cada visita a essas entidades, nós vimos o quanto ainda podemos ajudar. Acredito que esse será um Natal diferente e especial para toda comunidade portuária porque nós pudemos proporcionar, juntos, um Natal melhor para muitas pessoas”, declarou.

As instituições selecionadas pela organização da gincana para serem ajudadas pelas equipes foram: Creche Perseverança, Creche Dr. Leocádio, Creche Irmã Marta, Creche Rainha da Paz, Asilo São Vicente de Paula, de Paranaguá, Liga de Defesa Contra Tuberculose e Patronato do Idoso, de Antonina, e a Creche Paulo VI, de Guaratuba.

Os “gincaneiros” tinham um diagnóstico prévio das necessidades de cada uma das instituições e promoveram ações conforme as demandas dessas entidades como limpeza, reparos e pintura na estrutura física, doação de brinquedos, alimentos, material escolar.

“Nós estamos aqui de passagem e temos o dever de retribuir, de alguma forma, a acolhida que tivemos da comunidade e do setor portuário de Paranaguá”, destacou o diretor. “Esse foi um dos aspectos que consideramos ao propor a realização da gincana: que além da integração entre os colaboradores da Appa, houvesse essa integração com a comunidade de Paranaguá e Antonina”, acrescentou.

Para realizar as tarefas junto às instituições, as equipes tiveram a adesão de várias empresas, que responderam prontamente ao projeto fazendo doações em dinheiro ou de materiais pedidos pelas entidades.

Na apresentação das ações, durante a festa de encerramento da gincana, no último sábado, foi possível conferir que os funcionários da Appa mostraram, mesmo, muita disposição e colocaram a “mão na massa” nos trabalhos junto às instituições.

O clima entre os funcionários que participaram da gincana, durante a festa de confraternização, era de muito entusiasmo, sentimento de dever cumprido e, também, de muita emoção, ao reverem o resultado de suas ações.

O superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, elogiou o envolvimento dos funcionários no projeto socioambiental e agradeceu o apoio das empresas e do Sindicato dos Trabalhadores Portuários (Sintraport), que cedeu sua sede campestre para a realização da festa. Souza destacou, ainda, que todas as equipes foram vencedoras, pois de alguma forma contribuíram para melhorar as condições de atendimento e o trabalho das entidades.

Para a organizadora da gincana pela EI Eventos Inteligentes, Maria Vicente, as equipes foram muito criativas na realização das tarefas e superaram as expectativas ao propor ações que terão continuidade mesmo depois do fim desta primeira edição da gincana. Um exemplo é a doação permanente de materiais de uso contínuo nos asilos e creches.

Confira o resultado da gincana e as ações desenvolvidas pelas equipes no endereço: http://eventosinteligentes.blogspot.com .

Galeria de imagens