Famílias da Vila Becker começam a ser realocadas 23/10/2009 - 17:50

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está concluindo uma primeira fase do projeto social de realocação dos moradores da Vila Becker, que são vizinhos a terminais portuários, em Paranaguá. Trinta e duas residências mais próximas ao Terminal Público de Álcool foram desocupadas em comum acordo com as famílias, que receberam subsídio temporário para moradia, até que o projeto da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) seja concluído.

Esses moradores terão prioridade no conjunto habitacional que será construído, no bairro Porto Seguro – uma área já urbanizada e dotada de equipamentos públicos. Esta primeira etapa da realocação provisória tem a cooperação da empresa Terminais Álcool do Paraná.

As casas construídas ao longo do muro do Terminal Público de Álcool estão sendo demolidas e uma nova cerca de proteção delimitará a área de 360 metros quadrados, que já está desocupada e garante um perímetro maior de segurança em relação às demais residências. A previsão da Cohapar é que até maio de 2010 as primeiras 60 casas sejam concluídas.

A dona de casa Isabel Cristina Melo de Barros está entre os moradores que tiveram prioridade na realocação. Sua casa ficava encostada ao muro do terminal de álcool. Ela, o marido e o filho ficarão na casa de parentes, no bairro Serraria, enquanto aguardam a casa nova. “Para mim melhorou, é claro. A gente vai sair dali, vai viver com menos preocupação. Apesar de eu não conhecer o bairro (onde será o novo conjunto habitacional), para mim é uma boa coisa que eles fizeram”, disse ela.

A também dona de casa Lindamir Pereira Martins diz que irá sentir saudades da Vila Becker, mas não tem dúvida que sair de lá representará para ela e seu marido um ganho incomparável em qualidade de vida. “Lá para onde eu vou é muito mais seguro, sem comparação. Vou ter minha casa, estou muito contente.” Lindamir irá morar no Jardim Santa Rosa até a conclusão do novo conjunto no bairro Porto Seguro. “É um sonho ter uma casa própria. Onde estava até hoje dava para viver, mas quando for para minha casa mesmo, vai ser o maior sonho da minha vida”, comemorou.

A Appa já planejava realocar prioritariamente os moradores das casas mais próximas ao Terminal Público de Álcool. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) veio reforçar essa decisão ao exigir a desocupação daquelas moradias para a concessão do licenciamento de operação da unidade.

O assessor de Segurança da Appa, Altair Mariot, que coordena o processo de realocação das famílias, afirmou que as casas remanescentes ficarão a 70 metros do muro do terminal - distância que ele considera segura. “A nova cerca que será erguida nos fundos do Terminal Público de Álcool contará com acesso para o trânsito de veículos oficiais e de segurança. Nosso intuito é preservar a segurança daquela comunidade e dar conforto às famílias. O trabalho da Appa está sendo realizado de forma que todos possam ser atendidos rapidamente e com qualidade”, declarou.

Desde setembro, a Appa vem promovendo reuniões com os moradores sobre a remoção das casas e a segurança do bairro. Vencida essa primeira etapa, as demais famílias serão realocadas até o final de 2010.

Cohapar

O Bairro Novo das Escolas – como foi batizado pela Cohapar - será erguido em uma área de mais de 192,6 mil m², localizada nas proximidades de instituições das redes municipal, estadual e federal de ensino. Segundo a Cohapar, cada morador terá direito a uma casa de 52m², podendo escolher entre dois modelos de projeto disponíveis. O novo loteamento contará com uma “Vila de Ofícios”, formada por unidades que acomodarão pequenos comércios. Nessa mesma área, outras 104 casas já compõem um outro conjunto habitacional da Cohapar.

Localizada nas imediações de terminais que movimentam produtos inflamáveis, a Vila Becker tem cerca de 400 famílias que ocupam a área irregularmente há quase 40 anos. A realocação das famílias foi um compromisso assumido pela Appa por determinação do governador Roberto Requião.

Galeria de Imagens