Facilidades do Porto Fácil serão divulgadas a empresários de todo Estado 28/09/2009 - 17:10

As vantagens e facilidades para exportação que o programa Porto Fácil trará para pequenos e médios empresários, começarão a ser apresentadas pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), em encontros com associações comerciais e industriais de todo o Paraná. As reuniões começam na primeira quinzena de outubro.

O programa foi lançado durante a 50.ª Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), realizada na semana passada, em Foz do Iguaçu. A Faciap é parceira na implantação do Porto Fácil, que foi idealizado durante a gestão do ex-superintendente da Appa, Eduardo Requião (atual secretário de representação do Paraná em Brasília).

De acordo com o diretor empresarial da Appa, Luiz Alberto de Paula César, o Porto Fácil passa por ajustes finais para ser definitivamente implantado, mas já tem a aceitação de empresários de vários segmentos. “Essa é uma proposta inédita no País, que irá incrementar a participação do empresariado paranaense no comércio internacional”, afirmou. Segundo ele, do evento em Foz do Iguaçu extraiu-se o compromisso de estabelecer uma agenda única entre os integrantes da cadeia de comércio exterior do Paraná para garantir o crescimento das vendas externas.

Em linhas gerais, o Porto Fácil se propõe a integrar e dar apoio aos produtores e empresários interessados em exportar seus produtos pelo modal marítimo, por meio de um processo simplificado e de baixo custo.

EMPRESA – Na prática, o programa oferecerá aos exportadores o suporte de uma empresa júnior - que está sendo formada em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafipar) - para gerenciar o envio de seus produtos para o mercado externo a partir do Porto de Paranaguá.

O processo burocrático, a embalagem e o acondicionamento das mercadorias em contêineres ficarão a cargo da empresa júnior. As cargas dos exportadores, que tenham mesmo destino, serão agrupadas em um único contêiner, facilitando e barateando a exportação.

A Faciap, explicou César, dará suporte, capacitação e divulgação e fará a emissão de certificados de origem aos pequenos e médios produtores das diversas regiões do Paraná onde se encontram os arranjos produtivos locais. Essas atribuições serão desempenhadas pelas 11 coordenadorias e 288 associações comercias que integram a entidade.

O produtor ou empresário deverá acessar o portal do Porto Fácil na internet (xoops.celepar.parana/migracao/porto) para se informar sobre o programa, cadastrar-se e fazer a simulação do custo de sua exportação ou importação. A expectativa é de que o sistema esteja disponível até o fim do ano.

O diretor empresarial da Appa esclarece que, por ser pioneiro, a tendência é que o programa passe por ajustes ao longo de sua implementação para adaptá-lo à realidade e demandas dos empresários.

GANHO SOCIAL – Além de criar possibilidades para o setor produtivo aumentar sua participação no comércio exterior, o programa Porto Fácil irá estimular a economia do Estado de maneira mais ampla. “À medida que incrementar as oportunidades de negócios, a expectativa é de que sejam criados novos postos de trabalho, o que significa mais renda para a população e mais giro de dinheiro nas economias locais”, considerou o diretor empresarial.