Exportações para a França já registram alta de 43% em 2008 08/08/2008 - 11:20

A França é um importante mercado para os produtos brasileiros e tem o Porto de Paranaguá como um de seus principais canais para movimentação de mercadorias. No primeiro semestre deste ano, o país foi responsável pela movimentação de quase 1 milhão de toneladas, com destaque para a exportação de farelo de soja.
  Para ampliar as relações comerciais com este mercado, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) participará da Feira SIAL 2008, que ocorrerá em Paris, entre 17 e 25 de outubro. A feira agrega mais de 20 segmentos comerciais diferentes, como bebidas, produtos congelados, carnes, laticínios e produtos orgânicos, distribuídos entre pequenas e médias empresas e indústrias (75%), grupos multinacionais (30%) e expositores internacionais (74%).
    Até maio deste ano, a Feira recebeu a inscrição de 700 expositores de 30 países diferentes. Entre eles, 67% são da União Européia (sendo 22% da França), 27% da América Latina, 4% da América do Norte e 1% da Ásia. Depois da França, o Brasil é o país como segundo maior número de inscritos (15%). A participação brasileira no evento busca facilitar o acesso das empresas no mercado mundial, principalmente na Europa e estimular as pequenas e médias empresas no processo de internacionalização.

Exportações - A França é o sexto maior parceiro econômico do Paraná, segundo a Secretaria Estadual de Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul. No primeiro semestre deste ano, as exportações para o país representaram pouco mais de US$ 390 milhões, um aumento de 43% em comparação ao mesmo período do ano passado.
    Deste total, só os embarques de farelo de soja geraram uma receita de US$ 274,3 milhões, um aumento de 50% em relação a igual período de 2007. Além do farelo, óleo vegetal, soja em grão e madeira também ocupam a lista de itens com maior volume de embarques.
    Em 2007 foram exportados pelo Porto de Paranaguá 2,09 milhões de toneladas de produtos para a França, o que representou a geração de US$ 620 milhões. Deste total, o destaque foi o farelo de soja (1,6 milhão de toneladas e US$ 381 milhões gerados), seguido pelo milho, óleo de soja, madeira e soja em grãos. Entre os importados, os contêineres despontaram como principal produto trazido da França, no ano passado, totalizando um pouco mais de 48 mil toneladas.

Mercado - Segundo a Ubifrance Brasil (instituto de apoio às empresas francesas no Brasil), o país é o primeiro parceiro comercial da França na América Latina e o Paraná é o terceiro Estado brasileiro com maior número de empresas instaladas, com mais de US$ 15,6 bilhões investidos. As áreas de atuação são as mais diversas, como automobilística, cosmética, gestão hídrica e engenharia industrial.
    No ano passado, uma comitiva do governo francês esteve em Paranaguá para conhecer a estrutura do Porto de Paranaguá. O grupo era formado por franceses da região de Rhône-Alpes que estavam no Paraná para realizar uma rodada de negócios com empresários locais e para a assinatura de um Plano de Ação para o período 2007-2009, entre o Conselho Regional de Rhône-Alpes e o governador Roberto Requião.