Exportações de açúcar pelo Porto de Paranaguá crescem 30% 13/05/2009 - 15:50

As exportações de açúcar a granel pelo Porto de Paranaguá aumentaram 30,31%, no acumulado do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro até agora, foram embarcadas mais de 680 mil toneladas, enquanto que, em 2008, esse volume foi pouco superior a 522 mil toneladas. Cresceram, também, as exportações de açúcar ensacado: cerca de 50%, segundo fontes do setor. A tendência é de que as vendas no mercado externo se mantenham aquecidas e superem os resultados do ano passado.

Para o diretor presidente da Associação de Produtores de Bioenergia do Paraná (Alcopar), Anísio Tormena, o cenário positivo de aumento nas exportações supre o déficit nas vendas externas de álcool, que vêm se retraindo, desde o final do ano passado, em razão na crise mundial. “O espaço deixado pela crise de produção na China, Índia e Austrália está sendo ocupado pelo Brasil e o Paraná, também, está aproveitando essa oportunidade”, acrescentou.

O diretor operacional da Pasa – Paraná Operações Portuárias S.A., Pérsio Souza de Assis, confirma o bom momento nas vendas externas de açúcar e atribui a ele, além da quebra na safra de grandes produtores, a maior rentabilidade frente ao álcool. “Com o aumento na demanda no mercado externo, o preço se elevou”, avaliou o executivo.

A Pasa é a maior exportadora de açúcar a granel pelo Porto de Paranaguá. Seus principais mercados, segundo Assis, são Rússia e os países árabes. Em 2008, foi exportado pouco mais de 2,5 milhões de toneladas e a projeção é de que esse volume chegue a 2,7 milhões, este ano.

O mercado de açúcar ensacado também está bastante aquecido, assegura o gerente de Operações da Marcon Serviços de Despachos em Geral, Jorge Maurício de Lemos. As perspectivas são de atingir entre 1,5 milhão e 1,8 milhão de toneladas até o final do ano, o que, segundo ele, deve gerar reflexo positivo no emprego de mão-de-obra no Porto de Paranaguá. Até agora, foram embarcadas quase 116 mil toneladas. Parte desse volume (que é 151% superior ao exportado no mesmo período de 2008), no entanto, é de lotes da safra passada. O embarque de contratos deste ano está começando agora. Lemos adiantou que está previsto o carregamento de cinco navios para os próximos dias.