Entidade internacional quer portos paranaenses entre seus associados 09/10/2009 - 16:50

Os Portos do Paraná foram convidados a fazer parte de uma das mais importantes associações internacionais ligadas à atividade portuária. A Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA – sigla em inglês), sediada em Alexandria, Virgínia, representa mais de 160 portos localizados no Canadá, Caribe, América Latina e Estados Unidos, e está buscando incluir portos brasileiros entre seus membros. O convite para os portos paranaenses integrarem-se à AAPA foi feito na manhã desta sexta-feira (9), pessoalmente, pelo presidente da entidade, Kurt Nagle.

“Nosso interesse é incentivar a relação com as autoridades portuárias brasileiras e contamos com a participação de portos como o de Paranaguá para ampliar nossa representatividade na América Latina e, especialmente, no Brasil. Atualmente, 45 portos latinoamericanos são membros da AAPA e temos interesse que Paranaguá, um dos mais importantes portos brasileiros, integre-se à nossa associação”, disse Nagle.

No Porto de Paranaguá, o diretor de Desenvolvimento Empresarial, Luiz Alberto Cesar, falou sobre os investimentos em infraestrutura portuária, que estão sendo realizados atualmente, como as melhorias no cais comercial e a ampliação do sistema de embarque de grãos.

“O que mais nos chamou a atenção não foram apenas os volumes movimentados e a variedade de produtos, mas, também, o desenvolvimento do porto e suas instalações de qualidade. Em relação à qualidade da infraestrutura para grãos, comparo o porto de Paranaguá ao porto de New Orleans e, no segmento de veículos, o comparo a portos como o de Jacksonville (Flórida)”, disse Nagle.

Em sua visita ao Brasil, Nagle esteve na Secretaria Especial de Portos (SEP), onde se reuniu com o ministro Pedro Brito, e na Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAq), onde se encontrou com o presidente do órgão, Fernando Fialho. As informações obtidas na viagem ao Brasil farão parte de um relatório que será apresentado aos membros da Associação. “Vamos mostrar as potencialidades para novos negócios”, completou Nagle.

Mesmo ainda sem portos brasileiros entre seus membros, a American Association of Port Authorities conta com duas entidades nacionais: a Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph) e a Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec). Além de Paranaguá, o Porto do Rio de Janeiro também foi convidado a ser membro da AAPA.

“Para nós foi uma deferência receber a visita do presidente da AAPA. Em julho deste ano, ao participar da Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária, que promovemos em conjunto com a Organização dos Estados Americanos (OEA), ele já havia recebido informações sobre os Portos do Paraná. A partir dessa visita, poderemos despertar o interesse de novos mercados e colocar o porto de Paranaguá na linha de frente para novos negócios”, avaliou o diretor Luiz Alberto Cesar.

AAPA
Fundada em 1912, a AAPA atua como porta-voz dos interesses dos portos e da indústria marítima. Constantemente, oferece programas de treinamento voltados à qualificação de quem atua no setor. Para 2010, um total de 11 cursos já está programado, sendo alguns deles oferecidos pela internet. Membros da América Latina, por exemplo, podem participar do programa de cursos online, como segurança e administração portuária, telemática e finanças.

Além desses cursos, a entidade promove congressos, convenções e reuniões das câmaras técnicas que tratam de assuntos específicos do setor, como operações, direito marítimo e engenharia portuária. A cada ano, o encontro da AAPA reúne representantes dos portos membros. O próximo está marcado para acontecer entre os dias 25 e 29 de outubro, no porto de Galveston, no estado norteamericano do Texas.