Empresa pública Portos do Paraná leva princípios da permacultura a 15 comunidades 02/01/2023 - 09:54

A Portos do Paraná, por meio da diretoria de Meio Ambiente, reformulou em 2022 a estratégia do seu Programa de Educação Ambiental (PEA). A nova proposta leva às 15 comunidades que estão nas áreas de abrangência dos portos de Paranaguá e Antonina, os princípios e ética da permacultura - que é cuidar das pessoas, cuidar do planeta e a partilha justa da distribuição dos excedentes.

A permacultura consiste no planejamento de ocupações humanas sustentáveis, unindo práticas ancestrais aos conhecimentos de ciências agrárias, engenharias, arquitetura e ciências sociais, sempre sob a ótica da ecologia. Todos os projetos ambientais e monitoramentos executados pela Portos do Paraná têm relação direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do qual a empresa pública é signatária.

Na nova estruturação, o programa conta com cinco linhas de atuação: fortalecimento da pesca artesanal, fortalecimento das associações, saneamento básico, apoio ao público jovem, turismo e cultura socioambiental. Todos pensados através do princípio da permacultura. “A partir disso, desenvolvemos várias pequenas ações que nos permitem resolver problemas que percebemos dentro das comunidades”, avalia o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.

Segundo ele, muitas dessas ações já acontecem na prática. “São os sistemas alternativos de esgotos, a preservação de nascentes no modelo caxambu, o Selo Verde para pousadas na Ilha do Mel, a capacitação dos jovens, os ensinamentos de compostagem, a conscientização sobre os cuidados com os manguezais, entre outros”, completa.

Confira outras ações ambientais da Portos do Paraná:

SELO VERDE – Vinte e quatro estabelecimentos da Ilha do Mel foram certificados em 2022 com o Selo Verde, chancela ambiental criada para reconhecer empresas que fazem a coleta seletiva e destinação correta do lixo. A iniciativa reúne Portos do Paraná, Prefeitura de Paranaguá e moradores, com o objetivo de proteger o meio ambiente e as belezas naturais de um dos destinos paranaenses mais procurados.

PRAD – A Portos do Paraná construiu ao longo do ano oito viveiros comunitários para produção e manutenção de mudas de árvores, que serão usadas na recuperação de áreas degradadas. A intenção é recuperar 40 hectares de áreas, seja na beira de rios ou no entorno de nascentes. A ação faz parte do Programa de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente Degradadas, o PRAD.

Os viveiros vão atender as propriedades agrícolas parceiras, dentro da Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, nos núcleos Rio do Nunes, Cedro, Boa Esperança, Guardiões e Guardiãs da Mata Atlântica, São Sebastião, Água Viva, Vale do Gigante e Esperança.

Paralelamente à implantação dos viveiros, a Portos do Paraná firmou um convênio com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para avaliar a quantidade de sedimento que vai deixar de chegar até o estuário com a recuperação de áreas degradadas por sistemas agroflorestais.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE – A Portos do Paraná participou da 15ª Semana do Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura de Paranaguá, com o tema “Preservação ambiental significa um compromisso com a vida, a terra é nossa, cuidemos dela com amor”. No estande da empresa pública, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto Fauna, equipamentos de contenção de óleo e uma minicomposteira, além de levar para casa vários materiais educativos.

CORTE E COSTURA – Outra ação desenvolvida pela empresa pública, em parceria com a Prefeitura de Paranaguá e o Serviço Social do Comércio (Sesc), em 2022, foi com cursos que visam a capacitação e o desenvolvimento de ações que possam gerar renda para moradores das comunidades que estão nas áreas de abrangência dos portos paranaenses. Alunas da Ilha de Piaçaguera tiveram a oportunidade de participar do curso de corte e costura.

A ação está alinhada ao programa de Educação Ambiental da empresa pública, como ação de compensação da licença ambiental de operação, liberada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

TEATRO – Ao longo do ano, mais de 500 crianças assistiram à peça teatral “O Velho, o Burro e o Manguezal”, em todas as escolas localizadas nas comunidades ilhadas, em Antonina e Paranaguá. Mais uma ação que acontece dentro do Programa de Educação Ambiental da Portos do Paraná.

TRILHAS DO AMANHà– A Portos do Paraná deu início em 2022 ao projeto “Trilhas do Amanhã”, promovido em parceria com a rede estadual de ensino. Voltado para jovens moradores das ilhas do Litoral, inclui palestras, capacitações e oficinas que preparam os estudantes do ensino médio para o mercado de trabalho.

PORTO CIDADE – Mais de 500 pessoas foram atendidas em Antonina pelo Porto Cidade, que levou diversos serviços relacionados à educação ambiental, saúde, credenciamento de programas sociais e geração de emprego. Com a coordenação da Portos do Paraná e da prefeitura do município, o evento lotou o Centro Esportivo Educacional de Antonina, com a presença de moradores, instituições e empresas que ofereceram os serviços. Em Paranaguá, a Portos do Paraná participou de quatro edições do Porto Cidade, levando conhecimento ambiental para 2 mil pessoas.

SEMINÁRIOS DA PESCA – A Portos do Paraná promoveu também cinco Seminários da Pesca, na Ilha de Amparo, Antonina, Ilha dos Valadares, Eufrasina e Guaraqueçaba. O objetivo foi apresentar aos pescadores os dados de produção levantados através do Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira, desenvolvido pela empresa pública, além de levantar sugestões, observações e anseios dos pescadores locais.

COMPOSTAGEM – Alunos da escola municipal de Nova Brasília e do colégio estadual Lucy Requião, na Ilha do Mel, receberam aulas práticas de compostagem. A iniciativa envolveu 40 crianças, além de professores, merendeiras e equipe pedagógica das escolas. Também utilizando métodos de permacultura, recentemente foram feitos na Ilha do Teixeira três bancos, que formaram uma praça, elaborados no sistema hiperadobe; foram construídas espirais de ervas na comunidade de Eufrasina e na Ilha do Mel e um forno para os moradores de Piaçaguera.