Desenvolvimento da cabotagem no Brasil será tema de seminário em Brasília 11/08/2009 - 17:20

Autoridades e operadores portuários, representantes de empresas de transporte de carga e de navegação marítima, especialistas em infraestrutura logística, entre outros profissionais, irão debater, nesta quarta (12) e quinta-feira (13), a situação da cabotagem e alternativas para estimular o crescimento desse modal no Brasil. As discussões acontecerão, em Brasília, durante o 1.º Seminário sobre o Desenvolvimento da Cabotagem Brasileira, que é promovido pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma). O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, participará do evento.

Entre os temas que serão discutidos durante o evento estão: “O desenvolvimento do transporte de contêineres na cabotagem brasileira”; “A importância do porto brasileiro no desenvolvimento da cabotagem”; “Custos operacionais”; e “Renovação e ampliação da frota própria no Brasil - possibilidades e limitações”.

O diretor da Antaq, Murillo Barbosa, defende que o Brasil não pode prescindir da cabotagem como instrumento de logística, especialmente, para o transporte de produtos do agronegócio, entre grandes distâncias, tendo uma costa de cerca de 8 mil quilômetros, fora o Mercosul. “Ainda hoje, o País transporta arroz do Rio Grande do Sul para o Nordeste em carretas, abrindo mão de um modal mais econômico, eficiente e seguro, com menor risco de acidentes e menos poluição”, apontou Barbosa.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Antaq)