Deputados aprovam audiência pública com o chefe de Operações do Porto de Paranaguá 15/04/2008 - 18:40

As melhorias operacionais e de logística ocorridas nos últimos cinco anos no Porto de Paranaguá motivaram a superintendência da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) a participar de uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Paraná, na manhã desta terça-feira, proposta pelo líder do Governo, deputado Luis Cláudio Romanelli.

O chefe do Departamento de Operações da Appa, engenheiro Cláuber Candian mostrou aos veículos da imprensa e aos deputados presentes o funcionamento do porto público e as medidas tomadas para corrigir imperfeições operacionais, que causavam esperas de navios e fila de caminhões, além de baixa produtividade e reclamações de usuários.

“Foi uma excelente apresentação. Acredito que os deputados e a imprensa presente saíram satisfeitos com o que nos foi mostrado. Visualizamos as melhorias que foram feitas e entendemos tecnicamente o funcionamento das exportações e importações. Vamos agora buscar uma data para irmos ao porto ver de perto essas mudanças e melhorias”, declarou o deputado Romanelli.

As mudanças apresentadas pelo técnico da Appa estavam ligadas, principalmente, à readequação dos berços de atracação do Porto para movimentação das cargas com agilidade e eficiência e à organização da recepção, armazenamento e expedição de cargas, evitando atrasos e custos. “A Autoridade Portuária dá preferência para as atracações condicionadas, que gerem operações com maior mão-de-obra. As Ordens de Serviço da Appa são claras e rígidas e exigem produtividade e qualidade”, comentou Candian.

Segundo ele, pontos exclusivos fazem de Paranaguá, porto preferencial para movimentação de produtos. “Temos o silo público que baliza preços, temos a figura da Autoridade Portuária que exige produção e eficiência, temos o frete de retorno e os berços preferenciais que agilizam as atividades no cais, além das janelas públicas de atracação, que organizam e dão segurança e rapidez às operações”, frisou.

O deputado Valdir Rossoni, aprovou a apresentação do técnico da Appa. “Quero parabenizá-lo pela forma como fez sua explanação. Ele deixou uma impressão muito positiva. Ficamos felizes com a maneira como falou e apresentou tecnicamente a logística do porto”.

“O Cláuber Candian deixou uma impressão positiva de que procura e cumpre com seu papel e ficamos felizes com a forma prática com que ele nos atendeu”, declarou o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus, que presidiu a audiência.

Eficiência
Para se ter uma idéia do que as melhorias logísticas representaram na prática, o Porto de Paranaguá utilizava 5 berços de atracação para importação de 13,5 mil toneladas/dia de fertilizantes. Após as mudanças operacionais, apenas dois berços são responsáveis pelo desembarque mínimo de 9 mil toneladas/dia cada um.

Outra mudança foi com relação aos veículos. O Porto de Paranaguá registrou a movimentação de 160 mil unidades em 2007, volume maior que as poucas mais de 30 mil unidades movimentadas há quatro anos.

“No total, são 250 carros movimentados por hora, sem acidentes ou atrasos. Balanças de plataforma instaladas nos portões de acesso ao cais também garantiram segurança ao Porto e aos usuários e se soma à uma nova iluminação e uma pavimentação de qualidade, que substituiu o piso que estava totalmente comprometido. Hoje a cada operação finalizada, o cais é lavado para garantir a limpeza do local”, declarou Candian.

De acordo com Candian, o Porto de Paranaguá tem sido alvo de críticas em relação à possíveis filas de espera de navios. A verdade, segundo ele, é que a Appa não tem qualquer responsabilidade sobre a opção das embarcações e de seus agentes em não atracar os navios, em função de contratos ou para aguardar a formação de lotes para o embarque das mercadorias.

“Se um navio tiver condições plenas de atracar, a Autoridade Portuária autoriza. Assim que isso acontece, um navio não fica mais que cinco dias aguardando para atracar e operar. Muitas vezes, no caso da importação de fertilizantes, há falta de armazéns e consequentemente de caminhões para atender um navio”.

Prêmio
Ao contrário do que foram informados alguns deputados não há pagamento de demurrage e sim o recebimento de despatch (prêmio) no Porto de Paranaguá. Informações que não eram afetas ao departamento de Candian e foram solicitadas pelos deputados serão esclarecidas por outros técnicos da Appa, numa próxima reunião a ser agendada pelos próprios deputados.

Os parlamentares presentes manifestaram o desejo de conhecer as melhorias do porto e o convite foi confirmado por Candian. No ano passado a Appa já realizou um seminário para os deputados, quando 18 parlamentarem passaram um dia todo em técnica ao porto a convite da Appa.

Questionado sobre um e-mail enviado por uma portuário à bancada de oposição, relatando a diferença de 4 mil toneladas de farelo no silo público, Candian esclareceu que o superintendente da Appa, Eduardo Requião, ao ter conhecimento de tal fato, encaminhou para a Polícia Federal para apuração. O deputado Rossoni, ofereceu-se para ajudar nas investigações.