Defesa Civil descarta risco em área atingida por vazamento de álcool 14/07/2009 - 17:10

A situação decorrente do vazamento de etanol durante operação de descarregamento no Terminal Público de Paranaguá pela Álcool do Paraná –empresa credenciada para operar na unidade - está totalmente sob controle. A Defesa Civil descartou riscos de incêndio na área vizinha ao terminal atingida pelo vazamento, que foi controlado minutos depois do incidente. Durante toda tarde e noite de ontem, equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e técnicos da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) trabalharam no local, tomando todas as medidas preventivas para evitar qualquer risco aos moradores vizinhos.

De acordo com o coordenador regional adjunto da Defesa Civil, capitão Jonas Emanuel Pinto, serão feitas outras avaliações no decorrer da tarde para decidir sobre a liberação do retorno das famílias, retiradas preventivamente de suas casas na noite de segunda-feira. Pela manhã, a expectativa era de que os moradores pudessem voltar às suas residências ainda na noite de hoje.

A empresa credenciada para operar no terminal ofereceu hospedagem em um hotel de Paranaguá e alimentação para as famílias que precisaram sair de suas casas. O coordenador municipal da Defesa Civil e secretário municipal de Segurança, João Jayme Cabral, afirmou que os próprios moradores preferiram ir para casa de vizinhos e parentes.

As operações de descarregamento de etanol, que chegou a Paranaguá em caminhões e composições da América Latina Logística (ALL), começaram na sexta-feira. Até a manhã de ontem, cerca de 2,5 milhões de litros haviam sido descarregados no terminal sem qualquer incidente.

As causas do vazamento, assim como a quantidade de álcool que vazou, estão sendo apuradas. A Appa pedirá a abertura de inquérito policial para investigar o caso.

A área vizinha ao Terminal Público de Álcool e de outros quatro terminais privados é de ocupação irregular e está sendo alvo de um projeto de realocação das famílias pela Appa e Cohapar.