Conselho de Autoridade Portuária de Paranaguá divulga apoio à Appa na questão da dragagem 28/02/2008 - 11:20

O Conselho de Autoridade Portuária de Paranaguá (CAP) divulgou apoio integral à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) na questão da dragagem. O presidente do Conselho, almirante Paulo Augusto Rocha de Vasconcellos, declarou que o CAP “solidariza-se com a Autoridade Portuária neste momento de extrema dificuldade, gravidade e complexidade para toda a comunidade gerado pela frustração do processo licitatório de dragagem”.

No mesmo documento, o CAP oferece apoio técnico e jurídico à Appa para buscar alternativas de solução do problema, bem como colocou à disposição da autarquia os conselheiros para eventuais necessidades. A proposta de apoio foi apresentada pelos conselheiros Wilen Mantelli, Cláudio Daudt e Juarez Moraes e Silva.

A deliberação oferece apoio técnico e jurídico que “possibilitem encontrar uma solução de curto prazo para o problema, mobilizando para tanto a Comissão de Dragagem designada pela Appa em 2007 ou, a critério dessa Autarquia Estadual, designando Conselheiros deste CAP para colaborarem nessa tarefa”.

Aciap - A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) também manifestou apoio à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em reunião da entidade. Para o presidente da Aciap, Yahia Hamud, o papel da Associação é colaborar na construção de uma solução.

“Inegavelmente, como uma cidade/porto, vivemos na dependência da atividade portuária. Então, vamos procurar o superintendente levando, além da nossa preocupação, a nossa intenção de encontrarmos uma solução para este problema emergencial que afeta todos”, ressaltou Hamud.

Histórico – No dia 13 dezembro do ano passado a Appa lançou o edital para dragagem do Canal da Galheta e dos portos de Paranaguá e Antonina. No dia 28 de janeiro, data da abertura das propostas, apenas a empresa belga Dredging Internacional compareceu, mas sua proposta não estava adequada ao texto do edital. A empresa então solicitou oito dias úteis (prazo previsto em lei) para uma nova apresentação. O prazo venceu no dia 13 e a empresa enviou ofício à Appa pedindo reajuste no valor oferecido. O pedido foi negado.

No último dia 26, a Comissão Especial de Licitação de Dragagem enviou ofício a todas as empresas que compraram o edital de dragagem dos portos do Paraná para que apresentem propostas para o serviço. Empresas que tiverem interesse no trabalho, mas não compraram o edital, também poderão apresentar propostas. O prazo para o protocolo das propostas é o dia 10 de março, até às 18h.