Competitividade no mercado internacional será tema de seminário em Foz do Iguaçu 08/07/2009 - 14:40

Evento acontece paralelamente à 1.ª Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária

 

 

 

Um dos primeiros desafios de qualquer pequeno empresário é sobreviver na “selva” da globalização. Quem consegue sonha com algo ainda maior, como exportar os produtos. Atingir novos mercados é sempre um grande passo, mas se engana quem pensa que isso envolve apenas a exportação.
Para o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR), Ricardo Dellaméa, a internacionalização é um conceito bem maior. “Internacionalização é mais que a exportação propriamente dita. É a capacidade que a empresa tem de conviver em um ambiente globalizado”, afirma ele.
O assunto estará em debate no Seminário de Sustentabilidade e Potencialidades em Comércio Exterior, evento paralelo à 1.ª Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária da Organização dos Estados Americanos (OEA), que será realizada em Foz do Iguaçu, entre os dias 21 e 24 deste mês.
Para Dellaméa, a globalização precisa ser vista como oportunidade para qualquer empresário. “Não é um jogo só para as grandes empresas. As pequenas também têm que desenvolver competências para concorrer nesse ambiente”, avaliou o consultor.
Dellaméa diz que muitos empresários precisam rever a maneira de se posicionar à frente de um negócio. “Mesmo que o objetivo da empresa não seja exportação é preciso que o empresário pense globalmente.”

Um dos aspectos a serem observados, lembrou o consultor, são as mudanças no perfil de consumo. São as chamadas “macro tendências globalizadas” que, segundo ele, mudam as exigências do consumidor. “O consumidor atual quer coisas com maior significado e ecologicamente corretas. Há alguns anos, por exemplo, o artesanato era visto apenas como artigo para casa de praia. Hoje, o artesanato tem raiz, criatividade e está presente em grandes eventos de arquitetura e decoração, como a Casa Cor. Esse lado conceitual é muito mais valorizado, atualmente, e isso se encaixa perfeitamente no perfil da pequena empresa”, afirma Dellaméa.
Durante o seminário, o consultor do Sebrae fará a palestra que tem como tema a “Internacionalização como Estratégia de Negócios para Micro e Pequenas Empresas”.

O evento é aberto a empresários, profissionais liberais, professores, estudantes e demais interessados na potencialidade do Comércio Internacional com foco em sustentabilidade.

Serviço - Inscrições e informações no site: www.oeabrasil2009.com.br